Sociologia: um retrospecto do seu surgimento e percepções como disciplina obrigatória no ensino médio durante o estagio supervisionado

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sociologia: um retrospecto do seu surgimento e percepções como disciplina obrigatória no ensino médio durante o estagio supervisionado

Mostrar registro completo

Título: Sociologia: um retrospecto do seu surgimento e percepções como disciplina obrigatória no ensino médio durante o estagio supervisionado
Autor: Aguiar, Marcello Lima de
Resumo: O presente trabalho pretende mostrar o surgimento da Sociologia, baseado no contexto histórico diante das transformações sociais decorrentes da Revolução Francesa e Revolução Industrial. Mostrar a trajetória da sociologia no contexto europeu tem como objetivo identificar as primeiras manifestações de identificação da sociologia no âmbito científico através do positivismo concebido por Augusto Comte assim como outros autores. Outro momento em que se direciona o trabalho está na identificação da sociologia no Brasil, buscando tratar das suas primeiras ocorrências dentro do processo de implantação como disciplina curricular no ensino médio, verificando seus obstáculos e desafios no decorrer de sua manifestação nos meios escolares. Essa abordagem se completa com uma análise das experiências de pesquisa e estágio nas escolas de educação básica Padre Anchieta e Getulio Vargas, durante as disciplinas de Metodologia de Ensino das Ciencias Sociais e de estágio docente supervisionado. O estágio foi realizado no ano de 2012, com o intuito de propiciar uma aproximação da realidade do ensino de ciências sociais nas escolas, culminando com o exercício de lecionar a disciplina de sociologia.This paper aims to show the emergence of sociology based on the historical context of the social changes of the French Revolution and the Industrial Revolution. Show the trajectory of sociology in the European context is to identify the first signs of identity of sociology in the scientific positivism placed by Auguste Comte as well as other authors. Another moment that directs the work is the identification of sociology in Brazil sought to identify their first occurrences in the implementation process as a curricular subject in school by checking your obstacles and challenges during its manifestation in school environments. This process is also apparent in check through the experiences in schools Padre Anchieta and Getulio Vargas during the course of Teaching Methodology of Social Sciences and the field of supervised conducted in 2012 in order to make the approximation of reality in schools and mainly with teaching sociology.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105035
Data: 2013-07-15


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
ARTIGO_FABIANO_ ... _AGUIAR_LUCAS_DE_SOUZA.pdf 616.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar