Sociologia pelo humor: para uma reflexão Crítica sobre o ensino orientada pela Profanação.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sociologia pelo humor: para uma reflexão Crítica sobre o ensino orientada pela Profanação.

Mostrar registro completo

Título: Sociologia pelo humor: para uma reflexão Crítica sobre o ensino orientada pela Profanação.
Autor: Lorenzini, Stefania Peixer
Resumo: O artigo reflete sobre o uso do humor no ensino de conteúdos sociológicos, políticos e antropológicos no Ensino Médio, bem como sua contribuição para reflexão crítica. Procura-se, a partir de experiência em estágio de docência no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), compreender como o humor – pela ironia, sarcasmo, riso etc. – interfere no processo de ensinoaprendizagem. Investigam-se conceitos referentes ao humor e suas diferentes manifestações, enfatizando sua relação com a compreensão e a construção de conceitos sociológicos, políticos e antropológicos, através do enfrentamento de uma linguagem exclusivamente acadêmica e científica, que pode distanciar o estudante do conhecimento. Esse enfrentamento se dá na analise crítica sobre discurso, disciplina, relações de poder, verdade, ciência, e linguagem, por meio de conceitos de Michel Foucault, Pierre Bourdieu e Giorgio Agamben, entre outros autores. Observou-se a alteração positiva no comportamento e no aprendizado dos estudantes em sala, em comparação às aulas antes ministradas pela professora da disciplina, de postura tradicional em aulas expositivas e conteudistas. O trabalho pretende contribuir para o ensino de uma sociologia reflexiva e crítica mais próxima dos jovens, ao utilizar uma linguagem que lhes é familiar.The article reflects about the use of humour in teaching sociological, political and anthropological contentes in high school, as well as its contribution to critical reflection. We seek, through the teaching stage experience in the course of Ciências Sociais, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), to understand how the humour – by irony, sarcasm, laughing, etc. – affects teaching and learning. We investigat concepts related to humour and its different manifestations, emphasizing its relation to the understanding and construction of sociological, political and anthropological concepts, through a confrontation with an exclusively academic and scientific language, which can hold off the student from knowledge. This confrontation occurs in the critical analysis of the concepts discourse, discipline, power relations, truth, science and language, by Michel Foucault, field and symbolic capital of Pierre Bourdieu, profanation of Giorgio Agamben, among others. We observed a positive change in the behavior and students learning, compared to the classes taught by the teacher of the discipline, whose stance was expressed by the traditionalism of an expository and contentbased lecture. The paper intends to contribute for the teaching of a critical and reflexive sociology nearest to young people, using language familiar to them.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105027
Data: 2013-10-01


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Stefania Peixer Lorenzini TCL.pdf 302.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar