A construção do campo escolar: um estudo sobre as expectativas de professores e alunos em relação aos recursos didáticos e a estrutura educacional no ensino de sociologia.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A construção do campo escolar: um estudo sobre as expectativas de professores e alunos em relação aos recursos didáticos e a estrutura educacional no ensino de sociologia.

Mostrar registro completo

Título: A construção do campo escolar: um estudo sobre as expectativas de professores e alunos em relação aos recursos didáticos e a estrutura educacional no ensino de sociologia.
Autor: SOARES, MARCOS AURÉLIO
Resumo: O presente trabalho é resultado do estágio docente e questionários estruturados aplicados aos alunos e professor do Colégio de Aplicação. O objetivo da pesquisa foi relatar um pouco das experiências vividas pelos estagiários, as condições de ensino-aprendizagem e as expectativas dos alunos e professores em relação à estrutura e recursos didáticos do campo em questão. A proposta foi enfatizar o campo da sociologia em constante transformação, a construção do cenário e seus atores, diante dos aspectos favoráveis ou dificuldades encontradas na prática docente. As trajetórias da professora da disciplina e dos alunos resultam em capital cultural adquirido pelos familiares e estrutura escolar, distinguindo das escolas estaduais da grande Florianópolis. A relevância deste trabalho está nos fatores que incidem na prática e formação do profissional da educação em sociologia, onde planejamento e novas possibilidades podem ser o caminho exitoso para o ensino-aprendizagem.The present work is result of the stage educational and questionnaires structured applied to the students and teacher of the School of Application. The aim of the investigation was to relate a bit of the experiences lived by the trainees, the conditions of education-learning and the expectations of the students and teachers in relation to the structure and didactic resources of the field in question. The proposal was to emphasize the field of the sociology in constant transformation, the construction of the stage and his actors, in front of the favourable appearances or difficulties found in the educational practice. The paths of the teacher of the discipline and of the students result in cultural capital purchased by the familiar and school structure, distinguishing of the provincial schools of the big Florianópolis. The importance of this work is in the factors that inciden in the practice and training of the professional of the education, where planning and possibilities can be the successful way for the education-learning.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105015
Data: 2013-07-17


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCL11072013 Marcos Aurelio final A5 Impressão.pdf 555.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar