A importância do trabalho em rede na garantia dos direitos sociais: uma experiência no instituto Guga Kuerten e no bairro Itacorubi (Florianópolis/SC)

DSpace Repository

A- A A+

A importância do trabalho em rede na garantia dos direitos sociais: uma experiência no instituto Guga Kuerten e no bairro Itacorubi (Florianópolis/SC)

Show full item record

Title: A importância do trabalho em rede na garantia dos direitos sociais: uma experiência no instituto Guga Kuerten e no bairro Itacorubi (Florianópolis/SC)
Author: Gerônimo, Larissa Libert
Abstract: O presente estudo tematiza sobre o trabalho em rede, assunto que foi escolhido a partir da experiência de estágio obrigatório realizado no Instituto Guga Kuerten, no Programa Campeões da Vida, especificamente no Núcleo Itacorubi. Esse tema se tornou relevante devido à complexidade das demandas dos usuários, se tornando necessário fazer contato com outras instituições para resolvê-las. A partir dos primeiros contatos com outras instituições, percebeu-se o quanto é importante o trabalho em rede, já que atualmente os serviços sociais são fragmentados e dificilmente conseguem abranger todas as necessidades sociais da população em um único serviço. Decorrente a essas percepções achou-se relevante estudar esse tema mais profundamente, que poderá servir de subsidio principalmente para o Serviço Social, profissão que tem um caráter interventivo e que seu papel fundamental é o enfrentamento da questão social, através da garantia e luta pelos direitos sociais. Primeiramente o trabalho visa explicar as categorias teóricas que fundamentam o trabalho em rede, sobretudo fazendo uma interlocução com o sistema econômico vigente, e posteriormente se reflete sobre a prática profissional do assistente social quando se refere a esse tema. O segundo capítulo tem o objetivo de dar visibilidade à história do Instituto Guga Kuerten, resgatando a natureza de suas ações e a prática do Serviço Social na instituição. Também se disserta sobre o bairro Itacorubi, e logo após, se faz um breve apontamento sobre cada instituição da rede de atendimento social do bairro. No terceiro capítulo analisam-se dados de uma pesquisa realizada no período de estágio obrigatório realizado no Instituto Guga Kuerten, referente ao fortalecimento do trabalho em rede no bairro, levantando estratégias e possibilidades de melhoria dessa prática, com o intuito de garantir um atendimento de qualidade à população usuária.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/104318
Date: 2013-02-25


Files in this item

Files Size Format View
TCC - VERSÃO FINAL LARISSA LIBERT.pdf 957.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar