Abstract:
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Objetivo: Analisar a estruturação das sessões de treinamento técnico-tático considerando o período preparatório e o período competitivo no escalão sub-13 de futsal masculino. Método: Participaram do estudo atletas e treinadores de duas equipes catarinenses com tradição na formação de jogadores nesta modalidade. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a observação sistemática e direta das sessões de treinamento, com o uso de filmadora, seguido da transcrição em fichas de observação. Resultados: Os resultados encontrados revelam a maior frequência de utilização de tarefas com ênfase na aplicação da técnica e competição pelas equipes investigadas, tanto no período competitivo quanto no período preparatório. Enquanto que a equipe A gastou mais tempo com exercícios de combinação de fundamentos com oposição do que exercícios de jogo nos períodos preparatório e competitivo, a equipe B permaneceu por mais tempo em exercícios de jogo do que exercícios de combinação de fundamentos com oposição. Apesar de ambas as equipes investigadas utilizarem exercícios de aprimorar o gesto técnico (2 ou mais elementos) nos períodos preparatório e competitivo, a equipe B priorizou o emprego do jogo formal (56,9% e 64,4%, respectivamente) e a equipe A as estruturas funcionais do jogo (40,4% e 40,0%, respectivamente). Conclusão: Em síntese, as evidências encontradas indicam a maior proximidade do treinador da Equipe A com a metodologia estruturalista, enquanto que o treinador da Equipe B parece ainda trabalhar com a metodologia tradicional de fragmentar os fundamentos do jogo e o jogo formal. |