Abstract:
|
O aumento da insatisfação com a imagem corporal e a redução da prática de atividade física entre adolescentes são temas de preocupação para profissionais da saúde. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e nível de atividade física das adolescentes do ensino médio de um colégio público de Florianópolis, assim como a prevalência da obesidade através do Índice de Massa Corporal. A amostra selecionada foi constituída de 65 meninas com idade entre 15 e 17 anos, matriculadas na aula de Educação Física. O instrumento utilizado para analisar a percepção da imagem corporal das adolescentes foi o Body Shape Questionnaire (COOPER et al, 1997). A freqüência semanal e qual atividade física praticam e indicadores antropométricos foram coletados durante a aula de Educação Física utilizando-se da avaliação física entregue às participantes. Foi realizada análise descritiva de freqüência absoluta e relativa para todas as variáveis investigadas. A média do IMC foi de 21,2 e a média de pontuação para a percepção da imagem corporal segundo o BSQ da amostra total foi 97.8, numa escala que vai de 34 (ausência de distúrbio) a 204 pontos (distúrbio grave). A caminhada e a ginástica de academia foram as atividades físicas de maior preferência entre as adolescentes. Conclui-se que a prevalência da insatisfação com a imagem corporal das adolescentes do ensino médio público foi de 55,4%. Em relação ao nível de atividade física, constatou-se que somente 7,69% da amostra é considerada suficientemente ativa, sendo que 46,15% das adolescentes não realiza atividades físicas regularmente fora das aulas de Educação Física. Não houve correlação significativa entre o IMC e a percepção da imagem corporal. Estes resultados são importantes para que possíveis transtornos de imagem corporal possam ser prevenidos e tratados através de intervenções, melhorando os níveis de atividade física e buscando a adoção de hábitos de vida saudáveis. Novas pesquisas com o mesmo instrumento devem ser realizadas para maior aprofundamento nesta área de estudo. |