Aragua surfe social: contribuições do projeto que integra surfe e educação

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Aragua surfe social: contribuições do projeto que integra surfe e educação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. en
dc.contributor.advisor Shigunov, Viktor
dc.contributor.author Vieira, Roberta de Oliveira
dc.date.accessioned 2013-07-19T16:39:47Z
dc.date.available 2013-07-19T16:39:47Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103753
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física. en
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo analisar os significados e a contribuição do projeto de caráter filantrópico denominado “Aragua Surfe Social” na vida de seus participantes. O projeto tem a perspectiva de atender crianças de escolas da rede pública de Florianópolis, buscando preferencialmente um público “carente”. As atividades integram esporte e educação através de aulas de surfe, atividades relacionadas a esta modalidade e educação ambiental. Não somente propõem atividades direcionadas a treinar as capacidades físicas, motoras, mas desenvolver momentos que possam proporcionar vivências em contato com a natureza que resultem em uma melhor qualidade de vida das crianças e ampliação de suas perspectivas. Durante as aulas foi construído o direito ao jogo, ao lúdico, à criatividade, as amizades e ao surfe, sempre buscando influenciar a um estilo de vida mais saudável, incluindo hábitos de alimentação e idéias de sustentabilidade. Fundamentou-se em uma pesquisa descritivo-exploratória, envolvendo 08 (oito) participantes. Entre os alunos, 04 (quatro) são do sexo masculino e 02 (dois) do sexo feminino, além dos 02 (dois) professores do sexo masculino. O projeto (re) iniciou em julho de 2011 e as vivências foram realizadas duas vezes por semana, com duração de duas horas para cada encontro. A coleta de dados foi efetuada através de observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas mostraram que a contribuição do programa proporcionou aos participantes não somente o aprendizado do surfe, mas também momentos de descontração, interação com a natureza, integração e sociabilização, proporcionando conhecimento do próprio corpo, do meio ambiente e das relações interpessoais. Despertando sentimentos de prazer, alegria, amizade e confiança. De acordo com as observações percebeu- se momentos de satisfação relacionados à prática do surfe e a ludicidade, propiciando aos participantes uma melhoria em seu bem-estar, influenciando, assim, a motivação para a participação efetiva no programa. Quanto às contribuições aos professores, percebeu- se o projeto como a concretização de um sonho e momentos de satisfação profissional e pessoal. Dentre as dificuldades constatou-se as condições climáticas e o acesso, que influenciaram diretamente no pequeno número de alunos e foi irrelevante no desenvolvimento das aulas segundo os professores. en
dc.format.extent 70 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Projeto social en
dc.subject Surfe en
dc.subject Educação en
dc.title Aragua surfe social: contribuições do projeto que integra surfe e educação en
dc.type TCCgrad en


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TCC - ROBERTA DE OLIVEIRA VIEIRA.pdf 502.5Kb PDF View/Open PDF

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