Estudo de lesões musculares e articulares em praticantes de musculação de uma academia do munícipio de Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estudo de lesões musculares e articulares em praticantes de musculação de uma academia do munícipio de Florianópolis

Mostrar registro completo

Título: Estudo de lesões musculares e articulares em praticantes de musculação de uma academia do munícipio de Florianópolis
Autor: Wagner, Eduardo
Resumo: Lesão é um assunto muito importante no meio esportivo. Pesquisa-se muito sobre isso, a fim de conhecer as causas do seu surgimento e conhecendo as causas, pode-se evita-las. O estudo teve como objetivo analisar as lesões musculares (distensões, estiramentos, contraturas) e articulares (entorses, luxações) em praticantes de musculação de uma academia do município de Florianópolis. Foi aplicado um questionário para 25 indivíduos que possuíam algum histórico de lesão na musculação, onde se encontrou 24 do sexo masculino e 1 do sexo feminino para relacionar a incidência de lesões da amostra com o sexo, profissão, lado dominante dos indivíduos, com a execução de alongamentos e aquecimentos antes dos treinamentos e se esses alongamentos tinham alguma supervisão profissional. O estudo buscou observar os locais anatômicos mais comuns que ocorreram as lesões (pescoço, ombro, braço, costas, joelhos, entre outros), quais estruturas foram mais afetadas (músculos, ossos, articulações, ligamentos, tendões, cartilagens e demais), quais tipos de lesões mais ocorreram (fratura de stress, ruptura de ligamentos e tendões, ruptura de músculos e meniscos, distensão, tendinite, contusão, luxação e demais) e o mecanismo de obtenção das mesmas (impacto direto, torção, estiramento, sobrecarga e execução incorreta), identificando os métodos de prevenção das lesões e explanando os benefícios da utilização de equipamentos de segurança durante os treinos. Os resultados mostraram que as lesões ocorreram mais no sexo masculino devido à ansiedade dos homens na busca por resultados e ocorreram bastante, talvez devido as profissões, pois grande parte da amostra utilizava-se de tecnologia diariamente, aumentando as chances de Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R.). Identificou-se que as lesões costumam ser adquiridas no lado dominante do indivíduo, ou seja, no lado mais forte, devido ao maior uso diário. O aquecimento e alongamento ajudam a evitar lesões, porém, não totalmente, já que a amostra em sua maioria realizavam aquecimentos e alongamentos prévios. A articulação do ombro foi a mais afetada, pois é a mais usada nessa modalidade, diferente de outras modalidades, onde se utiliza mais outras articulações, consequentemente, lesionando-as. Sendo assim, devido ao baixo numero da amostra e devido os indivíduos se concentrarem na mesma academia, como planejou este estudo, sugere-se novas pesquisas sobre esse tema, não só lesões na musculação, mas em todos os esportes, com intuito de serem descobertas as causas da aquisição das lesões, melhorando a saúde e o rendimento de praticantes e atletas.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103730
Data: 2013-07-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC Final Eduardo Wagner.pdf 1.138Mb PDF Visualizar/Abrir PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar