Abstract:
|
O presente estudo tem por finalidade discorrer sobre a gestão de custos nas entidades sem fins lucrativos. Observa-se que o agravamento das condições sociais no país, em consonância com a ausência de capacidade do Estado em atender às necessidades da sociedade por educação, saúde, justiça, meio ambiente, defesa dos direitos humanos e outros fazem das instituições que compõem o terceiro setor um patrimônio do país que deve não só ser preservado, bem como fundamentado no sentido de obter as condições necessárias para ampliação. A pesquisa teve como objetivo o levantamento dos custos, para o auxílio à tomada de decisões gerenciais na APAE de São Gabriel do Oeste/MS que presta serviços na área educacional. Trata-se de um estudo de caso, com objetivos exploratórios caracterizando-se quanto ao problema como uma pesquisa qualitativa com aspectos quantitativos. A análise e interpretação dos dados ocorreram de forma sistemática. Deste modo, esta pesquisa se propõe a identificar os custos para cada pessoa atendida nos programas oferecidos na prestação de serviços, tendo em vista que a mesma, não possui sistema de custeio. Assim, o resultado da pesquisa auxilia a instituição na tomada de decisões, por gerar informações e visualização dos gastos por aluno e turmas sobre as atividades realizadas para a prestação dos serviços educacionais. Através da coleta dos dados, realizadas através do balancete financeiro de 2011, documentos, livros fiscais e planilhas com os gastos realizados em 2011. Com a analise dos resultados pode-se evidenciar o valor de R$ 154,35 por mês, ou seja, para cada aluno que frequenta a turma do Infantil I, R$ 282,73 por mês, para cada aluno que frequenta a turma do Ens. Fundamental I e R$ 198,44 por mês para cada aluno que frequenta a turma do Programa A. |