Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos

DSpace Repository

A- A A+

Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Schlindwein, Luciane Maria en
dc.contributor.author Muzy, Ricardo Casarini en
dc.date.accessioned 2013-07-16T04:39:48Z
dc.date.available 2013-07-16T04:39:48Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 en
dc.identifier.other 317401 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103443
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2012 en
dc.description.abstract A proposta é investigar as possibilidades do uso da fotografia como instrumento em processos educativos de crianças e jovens. Foram investigadas as possibilidades do uso da fotografia como instrumento educativo e elemento de construção das crianças e jovens envolvidos no processo. A pesquisa se constitui em uma experiência de uma investigação-intervenção, na qual foram realizadas oficinas de fotografia com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Florianópolis e com dois grupos de jovens de 17 a 29 anos, de duas diferentes regiões do Estado de Santa Catarina. Estes jovens estavam envolvidos em um projeto de uma entidade de assistência. O trabalho está ancorado e se estrutura principalmente nas propostas da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, Filosofia da Libertação, de Enrique Dussel, Jornalismo Libertador, de Elaine Tavares, na Pedagogia de Simón Rodríguez e ainda, nos pressupostos da mídia-educação. Os resultados indicaram que, tanto no ambiente escolar, como no espaço de formação assistencial, a fotografia não se constituía em ferramenta de captura e análise da realidade. As análises indicam ainda, que a fotografia pode ser um poderoso instrumento no processo educativo de crianças e jovens. Compreender esse fazer e dele se apropriar pode também transformar a relação na sala de aula, aproximando o educador da realidade concreta do educando, fazendo com que o processo educativo aconteça de forma fluida e natural.<br> en
dc.description.abstract Abstract : The proposal is to investigate the possibilities of using photography as a tool in the educational process of children and youth. We investigated the possibilities of using photography as a tool for education and development of children and young people involved in the process. The work constitute an experience of a research-intervention, which were conducted photography workshops with children that study in the early years of elementary school at a public school in the city of Florianópolis and with two groups of young people aged 17 to 29 years. These young people were involved in a project of social care. The work is anchored mainly on the structure and motions of Pedagogy of the Oppressed, Paulo Freire's Philosophy of Liberation by Enrique Dussel, Liberator Journalism , Elaine Tavares, in the Pedagogy of Simón Rodríguez and also in the assumptions of media educational. The results indicated that both the school setting, as space training assistance, the photograph does not constitute tool for capturing and analyzing reality. The analyzes also indicate, that photography can be a powerful tool in the educational process of children and youth. We understand that the use of fotografe can transform the relationship in the classroom. Can the teacher approaching the reality of the student, making the educational process happens smoothly and naturally. en
dc.format.extent 202 p.| il., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Fotografia en
dc.subject.classification Adolescentes en
dc.subject.classification Crianças en
dc.title Através das lentes: a fotografia como instrumento educativo e elemento de construção dos sujeitos en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
317401.pdf 1.635Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar