Abstract:
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Este estudo preocupou-se em apreender aspectos da interação entre mídia e produção de significados, a partir das formas como determinados grupos se vêem representados na propagandas, questões ainda pouco exploradas na Antropologia. A partir dessa interação com os significados percebidos, o objetivo foi investigar como afro-descendentes identificam-se com certos pertencimentos sociais e étnicos, dentro dos espaços sociais onde transitam e onde se dão suas experiências práticas. A proposta deste trabalho, portanto, foi de refletir sobre as imagens da propaganda a partir de suas representações sociais, especificamente em relação à maneira como apresenta o 'negro' e o exibe diariamente na televisão. As formas de percepção dessas mensagens publicitárias, por uma heterogênea população de afro-descendentes de Florianópolis, foram discutidas, considerando questões surgidas a partir de algumas propagandas televisivas com a participação de negros. Fatores relacionados a uma bastante discutida invisibilidade histórica e política do afro-descendente em Santa Catarina dialogaram com dados mais recentes sobre a presença negra na propaganda televisiva exibida na capital catarinense, bem como com as experiências práticas cotidianas dos afro-descendentes cujas percepções foram objeto de investigação. |