Abstract:
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A presente dissertação de mestrado visa a análise e a compreensão das canções do rock brasileiro produzido nos anos de 1980, percebendo os sintomas dessa década. Em sua abordagem é possível perceber como a geração de jovens vinculada ao rock está captando as novas práticas de estar-no-mundo e externalizando seus sentimentos mais diversos através da música. Durante os anos 1980 é possível notar que jovens urbanos, dos extratos mediano e populares, agrupam-se em tribos, geralmente inspirados por algum ritmo musical,em algum estilo estético. Com isso criando uma outra forma de atuação política, diferente da que se atribuía à juventude até então, trazendo consigo também os sinais do fim do século XX, que segundo o historiador inglês Eric Hobsbawn deu-se nos anos de 1991, com o fim da União Soviética. Conferindo, portanto, à década de 1980 ares de fim de século. Dividida em três capítulos, a dissertação propõe uma reflexão historiográfica sobre o surgimento das bandas, suas idéias, comportamentos, elaboração do espaço público e vinculação de pertencimento. Além das canções das bandas de punk e principalmente do rock foram utilizados como fontes jornais, revistas depoimentos e sites da Internet |