Abstract:
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Este trabalho teve como objetivo precípuo a identificação das competências essenciais e básicas, para a busca da competitividade, que devem ser implementadas pelas empresas do setor supermercadista brasileiro. Com efeito, procurou-se analisar as correlações entre as várias competências, assim como estabelecer as variáveis que exercem maior influência na percepção de gestores dos segmentos hipermercado e supermercado nas cinco regiões brasileiras. A pesquisa foi constituída de um levantamento preliminar de dados junto aos especialistas do setor. Construiu-se um instrumento de pesquisa semi-estruturado, não disfarçado, para medir o grau de importância das quatorze competências relevantes. A amostra foi constituída por trezentos e sete gestores. Utilizou-se a análise descritiva, análise de variância, análise de comparação entre as médias, análise fatorial e dos componentes principais. Constatou-se que houve significativas divergências de percepção entre as populações de gestores dos segmentos estudados. O modelo de competências desenvolvido estabeleceu uma competência essencial e duas competências básicas para cada segmento estudado, nas diferentes regiões. O estudo revela que as crescentes exigências de mercado e a reconfiguração das empresas na busca da eficiência, justificam o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências para o setor em lide. |