dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Ruiz, Ernesto Anibal |
en |
dc.contributor.author |
Benoski, Diogo Albino |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T00:24:47Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T00:24:47Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
212596 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102239 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Gradução em História. |
en |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é analisar a figura do doente mental construída pelo cinema. Nesta perspectiva, o estudo responde a uma série de indagações: o que é loucura, o que é cinema, e como se estabelecem as relações entre história e cinema. Pelo lado da loucura, podemos dizer que ela é definida de acordo com sua etiologia. A psiquiatria, medicina especializada no ramo, busca responder a esta questão ao englobar dois métodos principais: o orgânico, que considera as causas fisiológicas; e o psicológico, que considera os sentimentos reprimidos como causa da doença. Pelo lado do cinema, destacam-se os aspectos técnicos e o estilo de narrativa como suas principais características. Unindo estes dois elementos, o cinema e a loucura, o trabalho encontra subsídios para estudar os seguintes aspectos: as representações do louco de causa psicológica e do louco de causa orgânica. Ainda analisam-se os meios que a psiquiatria utilizou, nos filmes, para controlar essa loucura. |
en |
dc.format.extent |
142 f.| il. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
História |
en |
dc.subject.classification |
Cinema |
en |
dc.subject.classification |
Loucura |
en |
dc.subject.classification |
Deficientes mentais |
en |
dc.title |
Cinema: representação e loucura |
en |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
en |