Da paisagem imposta à paisagem desejada: a dimensão cultural como eixo referencial na recuperação de cenários degradados

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Da paisagem imposta à paisagem desejada: a dimensão cultural como eixo referencial na recuperação de cenários degradados

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Title: Da paisagem imposta à paisagem desejada: a dimensão cultural como eixo referencial na recuperação de cenários degradados
Author: Flores, José Antonio Vieira
Abstract: A presente pesquisa é um estudo de caso a respeito da pedreira do Rio Tavares, situada no Município de Florianópolis, Ilha de Santa Catarina, capital de Santa Catarina, Brasil. O estudo se dá na forma de uma estratégia multimetodológica com vistas a avaliar a repercussão da pedreira na paisagem da referida ilha. Toma-se por base a percepção da paisagem do ponto de vista de um grupo de moradores da localidade (consulta direta - CD) e um grupo de pessoas consultadas por intermédio de um site (consulta pela internet - CI). Faz-se uso dos códigos: verbal, por meio de entrevista (CD) e questionário (CI) estruturados basicamente sobre os três aspectos que compõem o conceito de topofilia (Tuan, 1983) - percepção da paisagem, atitudes em relação à paisagem e valores atribuídos à paisagem; visual, por meio de fotografias temáticas; e verbal-visual, por meio de simulações digitais de fotografias temáticas, de parte do pesquisador, segundo indicações dos sujeitos consultados. As fotografias temáticas explicitam um depoimento visual dos sujeitos consultados a respeito dos temas: prejuízo ambiental, beleza natural, valor cultural, valor simbólico, valor econômico e serviços públicos. A imaginação dos sujeitos consultados tem um papel especial na composição metodológica, impulsionando a construção de simulações digitais que indiquem a paisagem desejada em contraposição ao que aqui nos referimos como paisagem imposta. Busca-se estabelecer relações entre os discursos verbais, obtidos por meio de entrevistas gravadas e transcritas (CD) e questionários respondidos no site (CI), e os discursos imagéticos apresentados pelos sujeitos consultados na CD e referendados pelos sujeitos consultados na CI e a presença do sentimento topofílico. Este conceito é tomado como pano de fundo sobre o qual possam ocorrer possíveis transformações no sentido de alterar progressivamente o atual significado preponderante da pedreira, durante a permanência das atividades e após a desativação da mesma. Examinam-se alguns projetos já realizados de pedreiras recuperadas no Brasil e no exterior, bem como a legislação brasileira atinente ao tema. Busca-se fundamentar o encaminhamento de possíveis soluções para pedreiras desativadas com a participação das comunidades afetadas, enfatizando-se a necessidade de se considerar importantes questões culturais e sociais na viabilização das mesmas. Na qualidade de tema aqui potencialmente relacionado à produção da arte contemporânea, toma-se a pedreira como ponto de partida para a consideração desta como cenário/suporte de manifestações artísticas e culturais de amplo espectro, além de funcionar como pólo de atendimento a outras demandas sociais. Esta idéia tem a função primordial de contribuir sobre a forma pela qual o local deverá ser tratado numa futura recuperação paisagística/reabilitação ambiental, defendendo-se um tratamento diferente da simples ocultação por meio de revegetação. Busca-se defender a re-significação do local da pedreira e a efetiva re-valorização no conjunto da paisagem da Ilha de Santa Catarina, bem como fundamentar a questão da mudança do caráter privado para público do local. Toma-se este caso como ponto de partida para refletir a respeito do enorme passivo ambiental distribuído por todo o território nacional, em especial aquele referente a pedreiras inseridas em tecidos urbanos.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/101862
Date: 2005


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