Abstract:
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O estudo em questão tem por objetivo propor um instrumento para diagnóstico de gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de cunho qualitativo, fazendo-se uso do procedimento "estudo de caso" para experimentação do instrumento proposto. Fundamentado em uma pesquisa bibliográfica, o instrumento proposto é baseado no estudo de cinco modelos de gestão do conhecimento identificados na literatura. Estes modelos serviram de base para a construção da proposta desta pesquisa, e dos seus respectivos elementos e requisitos. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a técnica de meta-análise qualitativa dos modelos de gestão do conhecimento selecionados para este estudo. O instrumento proposto envolve a gestão estratégica da biblioteca universitária com os seus processos essenciais, o processo de gestão do conhecimento e os suportes organizacionais. Concomitantemente, são apresentados requisitos que possibilitam a identificação de iniciativas e práticas de gestão do conhecimento, com o intuito de auxiliar na sua utilização, discussão e aplicação em bibliotecas universitárias. De modo geral, esta investigação permitiu viabilizar um instrumento de pesquisa que poderá ajudar a biblioteca universitária a diagnosticar a gestão do conhecimento. O instrumento proposto foi aplicado em um caso real, a Biblioteca Universitária da UFSC, com a participação de sua diretora. O resultado da pesquisa gerou uma proposta de um instrumento para diagnóstico de gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias. |