Cotas para acesso ao ensino superior: o debate em sala de aula no ensino médio inovador do Instituto Estadual de Educação

DSpace Repository

A- A A+

Cotas para acesso ao ensino superior: o debate em sala de aula no ensino médio inovador do Instituto Estadual de Educação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Scherer-Warren, Ilse
dc.contributor.author Elias, Paula Roberta Batistela
dc.date.accessioned 2013-07-10T13:32:24Z
dc.date.available 2013-07-10T13:32:24Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101180
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract Este artigo apresenta o resultado de uma investigação que teve como objetivo identificar as disciplinas do Ensino Médio Inovador do Instituto Estadual de Educação, localizado em Florianópolis, que abordaram algum tipo de discussão sobre as cotas; perceber se a disciplina de Sociologia especificamente trouxe esse tema para ser trabalhado em sala de aula e, analisar se a escola promoveu algum tipo de debate envolvendo a temática de cotas para acesso ao ensino superior. Os dados foram coletados por meio de um questionário, contendo a amostra de 79 estudantes do último ano do Ensino Médio Inovador. Buscamos compreender o posicionamento que estes alunos têm frente à política de cotas que pode beneficiá-los no acesso a uma universidade pública. Deve-se ressaltar que os alunos estarão em breve frente à possibilidade de disputar uma vaga no Ensino Superior em um vestibular por cotas. A problemática em questão, além do tipo de investigação proposta são pautas fundamentais na atualidade, pois as cotas para acesso ao Ensino Superior estão em demasiada evidência nos últimos anos no Brasil. en
dc.description.abstract This article presents the results of an investigation that aimed to identify the disciplines of the School of the State Institute of Innovative Education, located in Florianópolis, that addressed some type of discussion about quotas, see if the discipline of sociology specifically brought this issue to be worked into the classroom and to consider whether the school promoted some kind of debate surrounding the issue of quotas for access to higher education. Data were collected through a questionnaire containing the sample of 79 students last year of high school Innovator. We seek to understand the position that these students have before a policy of quotas that can benefit them access to a public university. It should be noted that the pupils will soon be facing the possibility of competing for a place in higher education in a vestibular assessments. The issue in question, plus the type of research proposed guidelines are fundamental nowadays, because quotas for access to higher education are in too much evidence in recent years in Brazil. en
dc.format.extent 23 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Cotas en
dc.subject Ensino Médio en
dc.subject Sociologia en
dc.subject Quotas en
dc.subject high school en
dc.subject Sociology en
dc.title Cotas para acesso ao ensino superior: o debate em sala de aula no ensino médio inovador do Instituto Estadual de Educação en
dc.type TCCgrad en


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC FINAL - PAULA BATISTELA.pdf 261.5Kb PDF View/Open PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar