Controle de inclinação de um veículo de três rodas através da abordagem do controle vetorial unitário

DSpace Repository

A- A A+

Controle de inclinação de um veículo de três rodas através da abordagem do controle vetorial unitário

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Roqueiro, Nestor pt_BR
dc.contributor.author Carmo, Luis Marcio Medina do pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-26T00:17:40Z
dc.date.available 2013-06-26T00:17:40Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 309733 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100961
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas pt_BR
dc.description.abstract Em referência ao controle de inclinação de um triciclo estreito tratado em Faria (2010) e Roqueiro e Fossas (2010), um controlador por modo de deslizamento robusto baseado no ângulo de direção e a velocidade foi projetado seguindo metodologias atuais disponíveis no âmbito do controle por modo de deslizamento - a diagonalização e o controle vetorial unitário. Embora a dinâmica do triciclo tenha nove graus de liberdade, as leis de controle foram baseadas em um modelo simplificado de uma bicicleta de dois graus de liberdade. Numa primeira parte, uma lei de controle é projetada para o modelo da bicicleta, seguindo a abordagem da diagonalização. Em uma segunda parte, o modelo da bicicleta é aumentado com a inclusão da dinâmica dos atuadores, e uma nova lei de controle é projetada através da diagonalização e a metodologia do controle vetorial unitário. Em uma seção final, as leis de controle são validadas em simulação no modelo completo do triciclo com presença e ausência de perturbações de rugosidade na pista e vento lateral. pt_BR
dc.description.abstract Along the lines of the tilt controlled narrow tricycle treated in Faria (2010) and Roqueiro e Fossas (2010), a robust sliding mode controller based on the steer angle and the speed has been designed by following two current methodologies available in the framework of sliding mode control - the decoupling approach and the unit vector control. The actual tricycle model has nine degrees of freedom, however, the control laws were based on a more simplified but representative two degrees of freedom model of a bicycle. In a first stage, a control law is designed for this bicycle model, by following the decoupling approach. In a second stage, the two degrees of freedom model is augmented to take the actuators dynamics into account and the sliding controls are defined via the decoupling and the unit vector methodologies. In a final section, control laws are validated in simulation on the complete model of the tricycle with the presence and absence of disturbances of ground and crosswind. en
dc.format.extent 150 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de sistemas pt_BR
dc.subject.classification Controladores progamaveis pt_BR
dc.subject.classification Controle automatico pt_BR
dc.subject.classification Triciclos pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de tráfego pt_BR
dc.subject.classification Controle de modo deslizante pt_BR
dc.title Controle de inclinação de um veículo de três rodas através da abordagem do controle vetorial unitário pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
309733.pdf 2.402Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar