História de vida como metodologia de ensino

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

História de vida como metodologia de ensino

Mostrar registro simples

dc.date.accessioned 15 janeiro 2009 pt_BR
dc.date.accessioned 2009-08-05T17:39:11Z pt_BR
dc.date.accessioned 2018-02-06T15:20:19Z
dc.date.available 2009-08-05T17:39:11Z pt_BR
dc.date.available 2018-02-06T15:20:19Z
dc.date.issued 2009-08-05T17:39:11Z pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/praxis/61 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/61
dc.title História de vida como metodologia de ensino pt_BR
dc.type artigo pt_BR
dc.creator.author Kelly Cristine Corrêa da Silva Mota pt_BR
dc.description.availableAt < http://www.censitec.com.br/moodle/mod/resource/view.php?id=142> pt_BR
dc.description.locality Belo Horizonte - MG pt_BR
dc.subject.keywords Sociologia no ensino médio, Ensino da Sociologia, metodologia de ensino, história de vida, Sociologia do cotidiano. pt_BR
dc.abstract.summary Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica que utiliza a história de vida como metodologia para discutir o processo de socialização do ser humano. A descrição de percursos de vida em forma de narrativa e a partir de eixos temáticos, tais como: família, orientação religiosa, profissão, expectativas em relação à escola, possibilita um olhar dos estudantes sobre a própria vida como objeto de conhecimento. É uma atividade que envolve atitude reflexiva sobre as raízes sociais de questões aparentemente individuais de suas biografias. O foco é sobre processos, grupos, interações e influências sociais. Perpassa essa proposta metodológica, o cotidiano como referência para a problematização teórica de elementos da vida social. É o cotidiano dos estudantes que oferece experiências significativas através das quais assimilam modos de ser e pensar. Cada ser humano é uma vivência específica de uma configuração social de um tempo e de um espaço. De outra parte, o reconhecimento de diferentes modos de conceber e significar o mundo como modos possíveis e válidos, possibilita a desconstrução de pensamentos e atitudes etnocêntricos. Peter Berger, Thomas Luckmann e José Machado Pais são alguns dos autores que auxiliam na problematização desse trabalho. pt_BR
dc.description.otherInformations Comunicação exposta oralmente no GT 6 – Experiências de Ensino de Sociologia: Metodologias e Materiais Didáticos, coordenado pelo Prof. Dr. Amaury Moraes (USP), no dia 01/06/2005, no XII Congresso Brasileiro de Sociologia, UFMG, Belo Horizonte/MG. pt_BR
dc.description.source Censitec – Centro integrado de ensino e estudos contemporâneos pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Historia de vida como metodologia de ensino.doc 48Kb Microsoft Word Visualizar/Abrir Artigo que discute a utilização da história de vida como instrumento pedagógico para a socialização dos alunos

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar