Desencantamento do mundo e ética na ação pedagógica: reflexões a partir de Max Weber
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dc.date.accessioned |
16 maio 2011 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2011-05-16T20:15:41Z |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2018-02-16T15:59:43Z |
|
dc.date.available |
2011-05-16T20:15:41Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2018-02-16T15:59:43Z |
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dc.date.created |
2010 |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-05-16T20:15:41Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/praxis/493 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/493 |
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dc.title |
Desencantamento do mundo e ética na ação pedagógica: reflexões a partir de Max Weber |
pt_BR |
dc.type |
artigo |
pt_BR |
dc.creator.author |
Alonso Bezerra de Carvalho |
pt_BR |
dc.description.availableAt |
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022010000200011&lng=pt&nrm=iso> |
pt_BR |
dc.description.locality |
São Paulo - SP |
pt_BR |
dc.subject.keywords |
Modernidade – Desencantamento do mundo – Ação pedagógica – Politeísmo de valores – Ética. |
pt_BR |
dc.abstract.summary |
Este artigo, de caráter teórico, apresenta ideias do pensamento weberiano, destacando aquelas que fornecem elementos para se pensar a educação na atualidade, sobretudo a partir de sua compreensão da modernidade. Desencantamento do mundo é o conceito-chave de sua sociologia, tomado como referência para refletir sobre o significado que a ciência e o professor podem ter hoje. Autor clássico, a interpretação que Max Weber faz do mundo moderno traz às nossas reflexões temas os mais diversos, influenciando sobremaneira o pensamento e a prática da cultura contemporânea, ao se preocupar em compreender as ações e os valores humanos. Ao estudar o processo de racionalização no Ocidente, provoca discussões na área da ciência, da ética e, correlativamente, na educação, possibilitando ampliarmos nosso entendimento sobre qual o sentido, o significado e o papel que devemos cumprir em relação ao conhecimento e ao ensino. O objetivo principal da educação é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a liberdade de reflexão. Para isso, é preciso que o professor adote uma ética não partidária na sala de aula, apresentando um conteúdo que não exponha a sua opinião política e, se o fizer, que tenha a honestidade de dizer que o está fazendo. Assim, é de extrema importância que o professor mantenha uma posição "neutra" para que, não só na sala de aula, mas também fora dela, o aluno possa refletir e questionar o que observa, experimenta e decide. Somente assim a conduta do professor estaria condizente com o processo de racionalização de nossa cultura. |
pt_BR |
dc.description.source |
Revista Educação e Pesquisa |
pt_BR |
dc.description.edition |
vol.36 no.2 |
pt_BR |
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a11v36n2.pdf
|
166.9Kb |
PDF |
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Artigo apresenta elementos para se pensar a educação na atualidade, sobretudo a partir de sua compreensão da modernidade. |
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