Desencantamento do mundo e ética na ação pedagógica: reflexões a partir de Max Weber

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Desencantamento do mundo e ética na ação pedagógica: reflexões a partir de Max Weber

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dc.date.accessioned 16 maio 2011 pt_BR
dc.date.accessioned 2011-05-16T20:15:41Z pt_BR
dc.date.accessioned 2018-02-16T15:59:43Z
dc.date.available 2011-05-16T20:15:41Z pt_BR
dc.date.available 2018-02-16T15:59:43Z
dc.date.created 2010 pt_BR
dc.date.issued 2011-05-16T20:15:41Z pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/praxis/493 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/praxis/493
dc.title Desencantamento do mundo e ética na ação pedagógica: reflexões a partir de Max Weber pt_BR
dc.type artigo pt_BR
dc.creator.author Alonso Bezerra de Carvalho pt_BR
dc.description.availableAt <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022010000200011&lng=pt&nrm=iso> pt_BR
dc.description.locality São Paulo - SP pt_BR
dc.subject.keywords Modernidade – Desencantamento do mundo – Ação pedagógica – Politeísmo de valores – Ética. pt_BR
dc.abstract.summary Este artigo, de caráter teórico, apresenta ideias do pensamento weberiano, destacando aquelas que fornecem elementos para se pensar a educação na atualidade, sobretudo a partir de sua compreensão da modernidade. Desencantamento do mundo é o conceito-chave de sua sociologia, tomado como referência para refletir sobre o significado que a ciência e o professor podem ter hoje. Autor clássico, a interpretação que Max Weber faz do mundo moderno traz às nossas reflexões temas os mais diversos, influenciando sobremaneira o pensamento e a prática da cultura contemporânea, ao se preocupar em compreender as ações e os valores humanos. Ao estudar o processo de racionalização no Ocidente, provoca discussões na área da ciência, da ética e, correlativamente, na educação, possibilitando ampliarmos nosso entendimento sobre qual o sentido, o significado e o papel que devemos cumprir em relação ao conhecimento e ao ensino. O objetivo principal da educação é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a liberdade de reflexão. Para isso, é preciso que o professor adote uma ética não partidária na sala de aula, apresentando um conteúdo que não exponha a sua opinião política e, se o fizer, que tenha a honestidade de dizer que o está fazendo. Assim, é de extrema importância que o professor mantenha uma posição "neutra" para que, não só na sala de aula, mas também fora dela, o aluno possa refletir e questionar o que observa, experimenta e decide. Somente assim a conduta do professor estaria condizente com o processo de racionalização de nossa cultura. pt_BR
dc.description.source Revista Educação e Pesquisa pt_BR
dc.description.edition vol.36 no.2 pt_BR


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a11v36n2.pdf 166.9Kb PDF View/Open Artigo apresenta elementos para se pensar a educação na atualidade, sobretudo a partir de sua compreensão da modernidade.

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