Jogo e Educação na República de Platão

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Jogo e Educação na República de Platão

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dc.date.accessioned 12/02/2009
dc.date.accessioned 2009-10-05T17:56:03Z
dc.date.accessioned 2018-02-26T21:47:21Z
dc.date.available 2009-10-05T17:56:03Z
dc.date.available 2018-02-26T21:47:21Z
dc.date.issued 2009-10-05T17:56:03Z
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/456
dc.title Jogo e Educação na República de Platão
dc.type artigo
dc.creator.author Arthur A. Krenz
dc.description.availableAt http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/platao3.htm
dc.subject.keywords Platão; educação; filosofia; republica; jogo.
dc.abstract.summary Este artigo analisa a conexão entre jogo (paidia) e educação (paidéia) na República de Platão. Mais exatamente, procura-se mostrar que o diálogo apresenta duas abordagens pedagógicas opostas entre si em relação à educação da liderança política: a primeira, a abordagem de um amante socrático da sabedoria, procura libertar os cidadãos através do jogo filosófico fundado no ideal de excelência (areté), que visa à construção de uma sociedade justa para o bem público; e a segunda, a abordagem dos sofistas tirânicos que educam através da força coercitiva para a obtenção de vantagens particulares e escravização dos cidadãos em benefício dos fins pessoais do governante. A República de Platão pretende mostrar que o “jogo” filosófico é o melhor meio pedagógico para educar uma coletividade justa e preparar os líderes filosóficos para governar.
dc.description.source Textos de filosofia


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