Arte e revolução em Theodor Adorno Herbert Marcuse

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Arte e revolução em Theodor Adorno Herbert Marcuse

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dc.date.accessioned 04/09/2009
dc.date.accessioned 2009-09-14T18:27:13Z
dc.date.accessioned 2018-02-27T18:26:00Z
dc.date.available 2009-09-14T18:27:13Z
dc.date.available 2018-02-27T18:26:00Z
dc.date.issued 2009-09-14T18:27:13Z
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/391
dc.title Arte e revolução em Theodor Adorno Herbert Marcuse
dc.type artigo
dc.creator.author Paulo Irineu Barreto Fernandes
dc.description.availableAt http://www.fflch.usp.br/df/cefp/Cefp13/fernandes.pdf
dc.description.locality Brasil
dc.subject.keywords teoria crítica; arte ; revolução; dodecafonismo; surrealismo; Arnold Schoenberg; Theodor Adorno e Herbert Marcuse.
dc.abstract.summary O objetivo do presente artigo é, tendo como fundamento a relação entre arte e revolução no interior da teoria crítica da Escola de Frankfurt, estabelecer uma relação entre o que a música dodecafônica de Arnold Schoenberg representa para a filosofia de Theodor Adorno com o que o surrealismo representa na filosofia de Herbert Marcuse. A hipótese defendida é a de que as razões que levaram Adorno a se aproximar da atonalidade e do dodecafonismo se assemelham às razões que levaram Marcuse a se aproximar do surrealismo. E, embora os dois autores tenham utilizado em seus escritos elementos teóricos das chamadas “artes de vanguarda”, pretende-se também mostrar que Marcuse nutriu pelas mesmas um otimismo e uma confiança maiores do que Adorno.
dc.description.source Cadernos de ética e filosofia política


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Arte e revolução em Adorno e Marcuse.pdf 179.0Kb PDF View/Open

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