EDUCAÇÃO E CRISE DE FUNDAMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA

DSpace Repository

A- A A+

EDUCAÇÃO E CRISE DE FUNDAMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA

Show simple item record

dc.date.accessioned 14/04/2009
dc.date.accessioned 2009-09-14T18:17:12Z
dc.date.accessioned 2018-02-26T15:24:36Z
dc.date.available 2009-09-14T18:17:12Z
dc.date.available 2018-02-26T15:24:36Z
dc.date.issued 2009-09-14T18:17:12Z
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/388
dc.title EDUCAÇÃO E CRISE DE FUNDAMENTO: CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA
dc.type article
dc.creator.author Humberto Calloni
dc.description.availableAt http://168.96.200.17/ar/libros/anped/1703T.PDF
dc.description.locality Brasil
dc.subject.keywords Educação; crise; crise de fundamento; hermeneutica.
dc.abstract.summary "Educação e Crise de Fundamento" representa uma tentativa de se estabelecer um diálogo no campo filosófico da Educação a partir de estudos realizados acerca da hermenêutica e sua contribuição à reflexão da Educação. Neste sentido, busca-se discutir até que ponto as tendências pedagógicas codificam um ideal de ser humano e como esse ideal se manifesta a partir dos objetivos/fins/metas da Educação numa sociedade plural. A par disso, postula-se um conceito de estatuto próprio da Educação cujo sentido traduza a dimensão finita e existencial do ser humano que resista aos apelos da metafísica tradicional inscrita nos discursos científicos que, por sua vez, sustentam as práticas pedagógicas e suas orientações teóricas.
dc.description.source Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG -


Files in this item

Files Size Format View
Educação e Crise.pdf 47.24Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar