TRÊS LIÇÕES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

DSpace Repository

A- A A+

TRÊS LIÇÕES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Show simple item record

dc.date.accessioned 12/01/2009
dc.date.accessioned 2009-09-02T18:20:00Z
dc.date.accessioned 2018-02-26T15:24:34Z
dc.date.available 2009-09-02T18:20:00Z
dc.date.available 2018-02-26T15:24:34Z
dc.date.issued 2009-09-02T18:20:00Z
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/praxis/342
dc.title TRÊS LIÇÕES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
dc.type artigo
dc.creator.author WALTER OMAR KOHAN
dc.description.availableAt http://www.cedes.unicamp.br
dc.description.locality Brasil
dc.subject.keywords Filosofia da educação. Emancipação. Sócrates.
dc.abstract.summary O presente trabalho busca pensar o valor de O mestre ignorante como exercício de filosofia da educação, em particular contrapondo-o a um modo, dominante, de exercer esse saber no seio de nossas instituições. Trata-se de uma história singular, pela qual todo mestre pode se perguntar por que e para que ensina; e, o que é ainda mais importante, pela qual pode questionar-se que diabos está fazendo consigo mesmo e com os outros, a cada vez que se veste de mestre em uma sala de aula. Depreendemos, desse exercício, três lições: a) o mais natural, evidente e aceito socialmente acaba sendo, filosoficamente, o mais problemático; b) somente pelo paradoxo, entranhados no lodo paradoxal, podemos encontrar algum sentido na educação; c) só há uma educação que vale a pena: a que emancipa (sem emancipar). Quem não deixa que os(as) outros(as) se emancipem embrutece.
dc.description.source scielo


Files in this item

Files Size Format View
TRÊS LIÇÕES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.pdf 46.87Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar