Influência das novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem no Brasil e Portugal

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Influência das novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem no Brasil e Portugal

Mostrar registro completo

Título: Influência das novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem no Brasil e Portugal
Autor: Formanski, Francieli Naspolini
Resumo: O presente estudo apresenta a forma com que os professores utilizam as Novas Tecnologi-as da Informação e Comunicação (NTIC) no processo de ensino-aprendizagem e quais os recursos mais procurados pelos discentes disponibilizados num Ambiente Virtual de Apren-dizagem (AVA), que neste caso é o Moodle. Estes recursos mais acessados podem repre-sentar a melhor forma a adotar-se para que a utilização dessas ferramentas tecnológicas facilitem o aprendizado dos alunos. A pesquisa fundamentou-se no levantamento de aspec-tos referentes as NTIC no ambiente acadêmico como apoio à docentes e discentes. Como metodologia foi adotada a abordagem quantitativa e qualitativa, onde basicamente a pesqui-sa está inserida na metodologia do tipo descritiva. Foi aplicado questionários e realizado uma análise dos dados retirados do uso da plataforma AVA, o Moodle, com o intuito de indi-car de que forma a ferramenta tecnológica disponível é utilizada em instituições do Brasil e Portugal. A população deste estudo foi constituída efetivamente por 180 alunos do ISEP situado em Portugal. E Para finalizar este trabalho de conclusão de curso foi apresentada as respostas e resultados obtidos através do estudo. Onde se apontou que os alunos tendem a procurar recursos estáticos (material teórico) disponibilizados no Moodle ao invés de recur-sos dinâmicos, como os laboratórios de experimentação remota, por exemplo. Mostrou, também, que as NTIC auxiliam no processo de ensino-aprendizagem se utilizadas da forma correta. Não basta disponibilizar as ferramentas aos alunos, é necessário dar o devido su-porte e incentivo à eles. Explicar a importância de tal ferramenta e benefícios que a mesma pode trazer.This study presents the way teachers use New Information and Communication Technologies (NICT) in the teaching-learning process and which of the available re-sources in a virtual learning environment (VLE) is the most sought by students. In this case the VLE used is Moodle. These resources, when accessed more often, may represent the best way of adapt the use of these technological tools that are able to allow the student a easier learning. The research was based on a survey of aspects concerning the NICT in the academic environment as a support for teachers and stu-dents. The methodology has adopted a quantitative and qualitative approach, where basically the research methodology is included in the descriptive type. Question-naires were distributed regarding the use of the VLE platform and the resulting data was analyzed, in order to indicate how the technology available is used in institutions of Brazil and Portugal. The study population consisted of 180 students by effectively ISEP located in Portugal. In conclusion of this study are showed the results obtained through the study. Where noted that students tend to be taught resorting to static re-sources (theoretical material) available in Moodle, instead of dynamic resources such as laboratories of remote experience, for example. It was also proved that for the NICT be able to provide a real contribution to the teaching-learning, if used correctly, not just the tools available to pupils, it is necessary to provide appropriate support and encouragement to the users, and beneficiary, explaining the importance of such priming mint and benefits that it can bring.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99670
Data: 2013-02-21


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Francieli.vFinal.pdf 3.720Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar