Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos

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Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Backes, Vania Marli Schubert pt_BR
dc.contributor.author Menegaz, Jouhanna do Carmo pt_BR
dc.date.accessioned 2013-03-04T20:31:47Z
dc.date.available 2013-03-04T20:31:47Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 313809 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99448
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Estudo de natureza qualitativa e abordagem exploratório-descritiva que teve como objetivo analisar, à luz de categorias do conhecimento base para o ensino de Shulman, as práticas de bons professores de enfermagem, medicina e odontologia na percepção de estudantes de uma universidade pública do sul do Brasil. Participaram do estudo 16 estudantes concluintes dos cursos destacados, sendo seis do curso de enfermagem, cinco do curso de medicina e cinco do curso de odontologia, que foram entrevistados individualmente com auxílio de entrevista focalizada por vinhetas e indicadores qualitativos no período compreendido entre novembro de 2011 e janeiro de 2012. A construção do instrumento de coleta de dados se deu a partir das categorias de conhecimento base, sendo estas conhecimento de conteúdo, conhecimento pedagógico de conteúdo, conhecimento dos alunos e suas características, e conhecimento dos objetivos, finalidades, valores educativos e seus fundamentos histórico-filosóficos. Os dados provenientes das entrevistas transcritas foram analisados a partir da orientação da proposta operativa de Minayo, considerando-se as categorias analíticas do referencial teórico. A partir dos resultados, destaca-se que bons professores conhecem o conteúdo que ministram com profundidade, fomentam a crítica e tomada de decisão autônoma dos estudantes e a educação permanente, sendo capazes de utilizar-se de vasto repertório de táticas pedagógicas e modalidades de ensino, assim como reconhecem e valorizam sua relação com os alunos no processo de ensino. Possuem ainda estas competências articuladas na direção de promover o trabalho interdisciplinar, multiprofissional, na direção do estímulo à participação política e de uma prática profissional capaz de transformar qualitativamente os serviços de saúde. Considera-se que os achados deste estudo são relevantes, na medida em que apontam possibilidades para a construção de uma formação docente direcionada para a área da saúde que fomente competências capazes de formar profissionais e conectar o ensino com o Sistema Único de Saúde. Todavia, mais estudos como este são necessários, envolvendo ainda os próprios docentes na direção de observar suas práticas e contextualizá-las no âmbito do seu trabalho, trajetória e identidade profissional pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Professores de enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Professores de medicina pt_BR
dc.subject.classification Estudantes - pt_BR
dc.subject.classification Qualificacao pt_BR
dc.title Práticas do bom professor de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos acadêmicos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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