Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Possamai, Osmar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Futami, André Hideto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2013-03-04T20:30:41Z |
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dc.date.available |
2013-03-04T20:30:41Z |
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dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
304847 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99446 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A aprendizagem possui uma função estratégica para as organizações na medida em que seus processos determinam a capacidade de adaptação e de sobrevivência no ambiente competitivo. Nesse contexto, o processo de desenvolvimento de produtos é um processo-chave que executa a estratégia da organização. No entanto, o termo "aprendizagem" não tem sido muito bem compreendido. Ele é utilizado como sinônimo de conhecimento pessoal e, muitas vezes, é confundido como um processo de aquisição de conhecimentos. Uma das consequências da falta de uma definição mais precisa quanto à aprendizagem é a constatação de que ainda permanece obscuro o que é aprendido durante o processo de desenvolvimento de novos produtos. O objetivo principal deste trabalho é propor um modelo para avaliar a aprendizagem que ocorre no ambiente de projetos. Para isso, este trabalho adota um viés cognitivo, na medida em que a aprendizagem é um fenômeno que ocorre em nível pessoal envolvendo componentes como a percepção, a experiência, o conhecimento e o sistema de memória. Dessa forma, a partir de um constructo que sintetiza as operações cognitivas do projetista, são caracterizados três tipos de aprendizagem. Sob a luz dessa teoria, é proposto um modelo conceitual que relaciona a aprendizagem, a competência no desenvolvimento de produtos. Para avaliar o funcionamento do modelo proposto foi realizada aplicação na área de desenvolvimento de produtos de uma organização multinacional de grande porte do setor eletroeletrônico, que mostrou a validade do modelo proposto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
182 p.| il., tab. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto de produto |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Dalla Valentina, Luiz Veriano Oliveira. |
pt_BR |
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