Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Possamai, Osmar pt_BR
dc.contributor.author Futami, André Hideto pt_BR
dc.date.accessioned 2013-03-04T20:30:41Z
dc.date.available 2013-03-04T20:30:41Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 304847 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99446
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract A aprendizagem possui uma função estratégica para as organizações na medida em que seus processos determinam a capacidade de adaptação e de sobrevivência no ambiente competitivo. Nesse contexto, o processo de desenvolvimento de produtos é um processo-chave que executa a estratégia da organização. No entanto, o termo "aprendizagem" não tem sido muito bem compreendido. Ele é utilizado como sinônimo de conhecimento pessoal e, muitas vezes, é confundido como um processo de aquisição de conhecimentos. Uma das consequências da falta de uma definição mais precisa quanto à aprendizagem é a constatação de que ainda permanece obscuro o que é aprendido durante o processo de desenvolvimento de novos produtos. O objetivo principal deste trabalho é propor um modelo para avaliar a aprendizagem que ocorre no ambiente de projetos. Para isso, este trabalho adota um viés cognitivo, na medida em que a aprendizagem é um fenômeno que ocorre em nível pessoal envolvendo componentes como a percepção, a experiência, o conhecimento e o sistema de memória. Dessa forma, a partir de um constructo que sintetiza as operações cognitivas do projetista, são caracterizados três tipos de aprendizagem. Sob a luz dessa teoria, é proposto um modelo conceitual que relaciona a aprendizagem, a competência no desenvolvimento de produtos. Para avaliar o funcionamento do modelo proposto foi realizada aplicação na área de desenvolvimento de produtos de uma organização multinacional de grande porte do setor eletroeletrônico, que mostrou a validade do modelo proposto. pt_BR
dc.format.extent 182 p.| il., tab. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.subject.classification Projeto de produto pt_BR
dc.title Proposta de modelo para avaliação da aprendizagem a partir das operações cognitivas do projetista pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Dalla Valentina, Luiz Veriano Oliveira. pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
304847.pdf 1.407Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar