Três ensaios sobre finanças comportamentais e neuroeconomia: testando o efeito dotação, efeito overconfidence e efeito gratificação instantânea em crianças

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Três ensaios sobre finanças comportamentais e neuroeconomia: testando o efeito dotação, efeito overconfidence e efeito gratificação instantânea em crianças

Mostrar registro completo

Título: Três ensaios sobre finanças comportamentais e neuroeconomia: testando o efeito dotação, efeito overconfidence e efeito gratificação instantânea em crianças
Autor: Moreira, Bruno César de Melo
Resumo: Ao longo das últimas décadas, houve um considerável avanço nos estudos em economia e finanças. Novos fatores, como os de origem psicológica, biológica e neural (KENNING; PLASSMANN, 2005; BECHARA; DAMÁSIO, 2005; MILLET; DEWITTE, 2006), associados às teorias existentes, estão permitindo entender, cada vez melhor, algumas tendências comportamentais conhecidas como vieses cognitivos. Estes, apresentam-se como comportamentos sistemáticos, distintos daqueles definidos pela Teoria da Utilidade Esperada, apresentando-se como inconsistentes do ponto de vista racional. No mercado financeiro, estes vieses condicionam, muitas vezes, a perda de dinheiro (van BOVEN; LOEWENSTEIN; DUNNING, 2003), a impulsividade (BARBER; ODEAN, 2001), a um maior nível de volatilidade no mercado financeiro (BENOS, 1998) e a construção de portfólios mal-elaborados (MACEDO Jr., 2003). No entanto, apesar de todo o avanço recente no entendimento de tais anomalias, as raízes destes comportamentos ainda se mostram desconhecidas, não sendo possível afirmar categoricamente se os mesmos são intrínsecos aos indivíduos (BROSNAN et al., 2012). Além disso, pouco se sabe sobre seus condicionantes. Neste sentido, o objetivo principal do presente trabalho foi analisar se os vieses cognitivos Efeito Dotação, Efeito Overconfidence e Efeito Gratificação Instantânea são evidenciados por crianças e se características psicofisiológicas influenciam no surgimento dos mesmos. Para tanto, três quase-experimentos foram delineados e aplicados a um grupo de 141 crianças de quatro a seis anos. Além das dinâmicas experimentais, um questionário contendo perguntas a respeito de variáveis psicofisiológicas foi aplicado aos professores com intuito de se verificar possíveis causas do surgimento de tais vieses. Os resultados obtidos com os experimentos evidenciaram, então, que as crianças apresentaram os três vieses avaliados, indicando que tais comportamentos se mostram intrínsecos aos indivíduos. Mais de 70% das crianças apresentaram o Efeito Dotação, mais de 73%, o Efeito Overconfidence e mais de 74%, o Efeito Gratificação Instantânea. Além disso, foi possível evidenciar que características psicofisiológicas como o nível de testosterona, o estado emocional das crianças, bem como a lateralidade, se mostraram elementos condicionantes deste comportamento.Over the last decades there has been a considerable progress in studies in economics and finance. New factors, such as those from the psychological, biological and neural origins (KENNING; PLASSMANN, 2005; BECHARA; DAMÁSIO, 2005; MILLET; DEWITTE, 2006) associated with existing theories are allowing to understand, even better, some behavioral tendencies known as cognitive biases. These present themselves as a systematic behavior, different from those defined by the Expected Utility Theory, characterized as inconsistent in terms of the rational point of view. These biases in the financial market, often conducts to loss money (van BOVEN; LOEWENSTEIN; DUNNING, 2003), impulsivity (BARBER; ODEAN, 2001), to a higher level of volatility in financial markets (BENOS, 1998) and the construction of portfolios poorly designed (MACEDO Jr., 2003). However, despite all the recent advance in the understanding of such anomalies, the roots of these behaviors show still unknown, it is not possible to state categorically that they are intrinsic to individuals (BROSNAN et al., 2012). Furthermore, little is known about its determinants. The main objective of this study was to examine if cognitive biases Endowment Effect, Overconfidence Effect and Effect Instant Gratification is evidenced by children and if psychophysiological characteristics influence the appearance thereof. To this end, three quasi-experiments were designed and applied to a group of 141 children from four to six years. In addition to the experimental dynamics, a questionnaire containing questions about psychophysiological variables was applied to teachers of the children with the aim to investigate possible causes of the emergence of such biases. The results of the experiments have shown, thus, that the three bias analyzed are also present in children, indicating that these behaviors are shown intrinsic to the individual. Over 70% of children presented the Endowment Effect, over 73% of the Overconfidence Effect and more than 74% of the children had the Instant Gratification Effect. Furthermore, it was observed that psychophysiological characteristics as the level of testosterone, the emotional state of children, as well as laterality, proved determining factors of this behavior.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99280
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
311615.pdf 2.108Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar