A precarização do trabalho docente: um estudo sobre a situação dos professores/as de sociologia das escolas estaduais de Joinville.
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Jinkings, Nise |
|
dc.contributor.author |
Nascimento, Fernanda Paula do |
|
dc.date.accessioned |
2013-02-15T15:53:41Z |
|
dc.date.available |
2013-02-15T15:53:41Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99096 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo analisa a precarização do trabalho docente nas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Joinville, tendo como foco os/as professores/as de sociologia. Através da revisão da literatura produzida em torno das questões relacionadas ao sistema educacional brasileiro, precarização do trabalho docente, ensino de sociologia nas escolas de ensino médio brasileiras, de questões históricas, políticas e econômicas da cidade de Joinville, bem como de dados disponibilizados pela Gerência de Educação, buscamos identificar alguns problemas significativos enfrentados pelos docentes de sociologia que trabalham nas escolas estaduais de Joinville. Finalmente apontamos alguns caminhos que possam contribuir na construção de um sistema educacional mais crítico, reflexivo e de qualidade que valorize o trabalho docente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article examines the precariousness of teaching in public state schools in Joinville. Focusing on the sociology teachers. Through of the review of literature produced on issues related to the Brazilian educational system, the situation and the precariousness of teaching sociology in high schools in Brazil, the historical issues, and economic policies in Joinville, as well as available data by the Education Department, identify what are the biggest problems faced by sociology teachers who work in state schools in Joinville. Finally we point out some ways that can contribute to building an educational system more critical, and reflective quality that enhances the teaching profession. |
pt_BR |
dc.format.extent |
23 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Precarização do trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Precariousness of teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of sociology |
pt_BR |
dc.subject |
School education |
pt_BR |
dc.subject |
Education system |
pt_BR |
dc.title |
A precarização do trabalho docente: um estudo sobre a situação dos professores/as de sociologia das escolas estaduais de Joinville. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar