A precarização do trabalho docente: um estudo sobre a situação dos professores/as de sociologia das escolas estaduais de Joinville.

DSpace Repository

A- A A+

A precarização do trabalho docente: um estudo sobre a situação dos professores/as de sociologia das escolas estaduais de Joinville.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jinkings, Nise
dc.contributor.author Nascimento, Fernanda Paula do
dc.date.accessioned 2013-02-15T15:53:41Z
dc.date.available 2013-02-15T15:53:41Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99096
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo analisa a precarização do trabalho docente nas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Joinville, tendo como foco os/as professores/as de sociologia. Através da revisão da literatura produzida em torno das questões relacionadas ao sistema educacional brasileiro, precarização do trabalho docente, ensino de sociologia nas escolas de ensino médio brasileiras, de questões históricas, políticas e econômicas da cidade de Joinville, bem como de dados disponibilizados pela Gerência de Educação, buscamos identificar alguns problemas significativos enfrentados pelos docentes de sociologia que trabalham nas escolas estaduais de Joinville. Finalmente apontamos alguns caminhos que possam contribuir na construção de um sistema educacional mais crítico, reflexivo e de qualidade que valorize o trabalho docente. pt_BR
dc.description.abstract This article examines the precariousness of teaching in public state schools in Joinville. Focusing on the sociology teachers. Through of the review of literature produced on issues related to the Brazilian educational system, the situation and the precariousness of teaching sociology in high schools in Brazil, the historical issues, and economic policies in Joinville, as well as available data by the Education Department, identify what are the biggest problems faced by sociology teachers who work in state schools in Joinville. Finally we point out some ways that can contribute to building an educational system more critical, and reflective quality that enhances the teaching profession. pt_BR
dc.format.extent 23 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Precarização do trabalho docente pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject Sistema de ensino pt_BR
dc.subject Precariousness of teaching pt_BR
dc.subject Teaching of sociology pt_BR
dc.subject School education pt_BR
dc.subject Education system pt_BR
dc.title A precarização do trabalho docente: um estudo sobre a situação dos professores/as de sociologia das escolas estaduais de Joinville. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Ciencias Sociais11.pdf 568.3Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar