Detrás de câmeras e carteiras: produção audiovisual em sala de aula.

DSpace Repository

A- A A+

Detrás de câmeras e carteiras: produção audiovisual em sala de aula.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bergamo, Alexandre
dc.contributor.author MAYER, ANA RITA
dc.date.accessioned 2013-02-15T13:05:03Z
dc.date.available 2013-02-15T13:05:03Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99077
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo surge da vontade de compreender a importância da motivação dos alunos em sala de aula, o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem e as possibilidades de se inovar as didáticas vigentes atualmente. A pesquisa se desenvolve através de entrevistas com professores de Sociologia de Florianópolis e da observação de uma atividade de produção audiovisual com alunos de terceiro ano, no Colégio de Aplicação da UFSC. Acompanhando as expectativas da professora, e o processo de criação dos alunos, foi possível observar as possibilidades de construção de conhecimento e questionamento de mundo e, por outro lado, os limites impostos por uma instituição que exige a posição do professor como autoridade em sala de aula, bem como investe em modelos de pensamento e linguagem. pt_BR
dc.description.abstract This article arises from the will to understand the importance of the students’ motivation in the classroom, the teacher's role in the teaching-learning process and what are the chances of innovating the didacticism today. The research is developed through interviews with teachers of Sociology subject of Florianópolis and the observation of an audiovisual production activity with students in third year, at the Colégio de Aplicação -UFSC. Trying to understand the teacher's expectations, and the creation process of the students, it was possible to observe the possibilities of building knowledge and questioning the world and on the other hand, the limits imposed by an institution that requires the position of the teacher as an authority in the classroom and invests in patterns of thought and language. pt_BR
dc.format.extent 27 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Pedagogia construtivista pt_BR
dc.subject Mídia-educação pt_BR
dc.subject Produção audiovisual pt_BR
dc.subject Instituição escolar pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Constructivism pedagogy pt_BR
dc.subject Media-education pt_BR
dc.subject Audio-visual production pt_BR
dc.subject Scholar institution pt_BR
dc.subject Sociology teaching pt_BR
dc.title Detrás de câmeras e carteiras: produção audiovisual em sala de aula. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Ciencias Sociais3.pdf 447.5Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar