A memória como reinvenção do vivido: um estudo de caso sobre memória coletiva e representações sociais na comunidade Serrinha, Florianópolis (SC).

DSpace Repository

A- A A+

A memória como reinvenção do vivido: um estudo de caso sobre memória coletiva e representações sociais na comunidade Serrinha, Florianópolis (SC).

Show full item record

Title: A memória como reinvenção do vivido: um estudo de caso sobre memória coletiva e representações sociais na comunidade Serrinha, Florianópolis (SC).
Author: Assunção, Andréia Carvalho
Abstract: Este trabalho acadêmico, realizado para fins de conclusão do Curso de Ciências Sociais da UFSC, resulta da investigação sobre as percepções e memórias dos moradores da comunidade da Serrinha, situada no Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis/SC. A partir das lembranças dos “antigos” da comunidade, a pesquisa apresenta o cotidiano e trajetórias desses habitantes que vivem em um lugar que passa por um processo de Revitalização, obra da Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC relacionada com o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal. No arcabouço teórico utilizaram-se teorias relacionadas com as representações sociais, memória coletiva e alguns conceitos da Antropologia Urbana. Ao final do trabalho, refletem-se as representações sociais apresentadas na narração desses interlocutores aliadas às lembranças que constroem a memória coletiva que estes moradores carregam em suas trajetórias individuais.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99074
Date: 2012-02-12


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Ciencias Sociais.pdf 2.656Mb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar