O desenvolvimento da competência informacional nos idosos a partir das necessidades informacionais desses indivíduos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O desenvolvimento da competência informacional nos idosos a partir das necessidades informacionais desses indivíduos

Mostrar registro completo

Título: O desenvolvimento da competência informacional nos idosos a partir das necessidades informacionais desses indivíduos
Autor: Lucca, Djuli Machado de
Resumo: Este trabalho objetiva identificar as necessidades de informação para o desenvolvimento da Competência Informacional dos idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI, da Universidade Federal de Santa Catarina. Busca caracterizar, segundo a literatura, a Competência Informacional; descrever, segundo a literatura, o idoso na sociedade contemporânea; e identificar as necessidades informacionais de idosos, de acordo com os seus discursos. Realiza uma reflexão acerca da Competência Informacional segundo a literatura nacional e internacional, bem como sua origem e aplicações. Apresenta a necessidade informacional como parte do processo da Competência Informacional. Descreve o idoso e sua posição na sociedade contemporânea, explana sobre seus direitos, deveres, e as fontes de informação disponíveis para este grupo. Realiza uma pesquisa qualitativa, utilizando um roteiro de entrevista como instrumento para coleta de dados com idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI, da Universidade Federal de Santa Catarina. Utiliza a técnica da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo para apresentação dos dados. Analisa e discute os resultados sob três pontos: as necessidades de informação desses indivíduos; o uso de fontes de informação para suprir as referidas necessidades; e a utilização da informação para o bem-estar social. Finaliza afirmando que a visão inicial que parte da sociedade tinha com relação ao perfil do idoso era equivocada: acreditava-se que os mesmos possuíam declínio cognitivo acentuado, declínio esse que provoca ao grupo em questão a inconsciência de necessidade de informação, prejudicando o desenvolvimento da Competência Informacional para estes. Porém, verificou-se, com o trabalho em questão, que os idosos inseridos num ambiente que estimula a procura pela informação, como é o caso do NETI, estão propensos ao desenvolvimento pleno da Competência Informacional. Também percebeu-se com o trabalho em questão que os sujeitos da pesquisa têm mostrado postura ativa na sociedade atual, utilizando fontes de informação para exercer sua cidadania.This study aims to identify the information needs for the development of Information Literacy of the elderly in Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI, belonging to Federal University of Santa Catarina - Brazil. Search feature, according to the literature, the Information Literacy; describe, according to the literature, the elderly in contemporary society and to identify the information needs of the elderly, according to his speeches. Performs a reflection on the Information Literacy according to national and international literature, as well as its origins and applications. Displays the informational needs as part of the Information Literacy. Describes the elderly and their position in contemporary society, explains about their rights, duties, and information sources available to this group. Performs a qualitative study using an interview guide as a tool for collecting data with seniors at the Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI, belonging to Federal University of Santa Catarina – Brazil. Uses the technique of Discourse Analysis Collective Subject to submission. Analyzes and discusses the results in three points: the information needs of these individuals, the use of information sources to meet those needs, and use of information for social welfare. Ends stating that the initial vision that the society had with regard to the profile of the elderly was wrong: it was believed that they had marked cognitive decline, this decline which causes the group in question unconsciousness necessary information, impairing the development of Information Literacy for these. However, it was found, with the work in question, which included the elderly in an environment that stimulates the search for information, such as the NETI, are prone to the development of the full Information Literacy. He also realized with the work in question that the research subjects have shown active stance in society today, using sources of information to exercise their citizenship.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Curso de Biblioteconomia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/98601
Data: 2012-12-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_DJULI_MACHADO_DE_LUCCA.pdf 1.148Mb PDF Thumbnail PDF/A

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar