A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI E O SINAES: Uma análise da dimensão “comunicação com a sociedade”
Show full item record
Title:
|
A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SÉCULO XXI E O SINAES: Uma análise da dimensão “comunicação com a sociedade” |
Author:
|
Luz Filho, Silvio Serafim Da; Alves, Lourdes
|
Abstract:
|
Este trabalho não pretende esgotar o estudo sobre o papel das instituições de educação para o século XXI e, tampouco, concluir a pesquisa sobre as dimensões do SINAES, especialmente a “Comunicação com a Sociedade”. Pretende, sim, levantar ideias sobre o papel da educação superior e a importância que tem as universidades no desenvolvimento científico e social, a partir do processo de comunicação com a sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de algumas inferências empíricas que procura caracterizar o paradigma da educação superior para o século XXI, efetuar uma análise da importância da dimensão 4 do SINAES: comunicação com a sociedade. Também, não foi efetuada uma revisão sistemática sobre os temas, mas procurou-se sistematizar os conteúdos abordados, de forma a ser compreendidos pelos leitores. A pesquisa utilizou o método da “Análise Documental” e teve por objetivo analisar os resultados obtidos pelas IES no tocante aos indicadores da dimensão “Comunicação com a Sociedade”, definidos pelo SINAES e identificados pelos avaliadores ad-hoc do INEP, quando da avaliação institucional. A amostra consistiu de 11(onze) Instituições de Ensino Superior, pertencentes às seguintes categorias acadêmicas: duas Universidades; três Centros Universitários; e seis Faculdades. A amostra representou 100% das avaliações em que o pesquisador havia participado no período de 2009/2010. Através dos resultados obtidos se percebe que esta dimensão, ainda, tem um desempenho muito aquém do esperado, principalmente em se considerando a dinâmica da sociedade contemporânea, onde a sobrevivência e a competitividade das organizações estão na razão direta de sua imagem e do feedback de retorno da comunidade da comunidade onde estão inseridas. Ainda, o fenômeno de falta de atenção à dimensão “comunicação com a sociedade” detectado nesta pesquisa, foi corroborado pela publicação da Análise dos Relatórios de Auto-avaliação das IES, produzida pelo INEP e divulgada em 2011. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97844
|
Date:
|
2012-11-14 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar