O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL)
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Title:
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O ENDOMARKETING E A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFSC (BRASIL) |
Author:
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Rocha, Rudimar Antunes Da; Alcantara, Jaqueline Siqueira; Kékis, Miriam Idalina
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Abstract:
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Este artigo trata da posição de servidores técnico-administrativos e dos servidores prestadores de serviços de atendimento direto a saúde de clientes/pacientes do Hospital Universitário da Universitário Federal de Santa Catarina (HU-UFSC/Brasil). O foco do estudo foi o Manual de Organização Nacional de Acreditação (ONA), do Ministério da Saúde do Brasil. A técnica endomarketing foi o suporte para se compreender os parâmetros que norteiam a implantação da qualidade hospitalar brasileira. O Manual da ONA foi elaborado para balizar a gestão da normalização da assistência de clientes, com três etapas: Nível 1; Nível 2; e, Nível 3. Aplicou-se um questionário estruturado do tipo Likert, de modo probabilístico a 268 servidores do HU-UFSC. O período das coletas foi de janeiro a março de 2012 e tabulados e processados pelo SPSS®. Conclui-se que o HU-UFSC é descrito pelos pesquisados de boa a muito boa qualidade de atendimento e assistência à saúde, mas que requer providências à Acreditação Hospitalar Nível 1, quais sejam: reforçar o comunicação interna, melhoria de inter-relações profissionais dirigentes e servidores, e, a promoção de palestras sobre este modelo de qualidade hospitalar aos servidores técnico administrativos e aos servidores prestadores de serviços de atendimento direto a Saúde do cliente. |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97649
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Date:
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2012-11-14 |
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