Miopia da Universidades Comunitárias do Sistema Ensino Superior de Santa Catarina

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Miopia da Universidades Comunitárias do Sistema Ensino Superior de Santa Catarina

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dc.contributor.author Flores, Luiz Carlos da Silva
dc.contributor.author Colossi, Nelson
dc.date.accessioned 2012-11-20T16:47:29Z
dc.date.available 2012-11-20T16:47:29Z
dc.date.issued 2005-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97430
dc.description.abstract As duas últimas décadas foram marcadas por novos modelos de gestão de organizações que emergiram diante do cenário globalizado. As organizações empresariais invadem o setor da educação, exigindo as IES revejam sua missão e seus processos, em busca de qualidade e competitividade. Neste contexto, lança-se o seguinte problema de pesquisa: Quais os fatores de marketing que facilitam o relacionamento das Universidades Comunitárias do Sistema Fundacional de Santa Catarina com o ambiente externo? Sendo definido como objetivo geral, caracterizar os fatores de marketing que contribuem para o relacionamento das Universidades Comunitárias com o ambiente externo. E, os objetivos específicos: (a) identificar as instituições comunitárias do Sistema Fundacional; (b) analisar os fatores ambientais e institucionais ao longo do contexto dessas instituições, na percepção dos gestores; (c) interpretar a participação destes fatores no relacionamento como o ambiente externo. Foi utilizado no estudo a tipologia de descritiva e método qualitativo. Os dados foram coletados utilizando-se questionário eletrônico à um grupo de 156 gestores, coordenadores de curso de diretores de centro ou departamento, destas universidades. Foi utilizada a análise fatorial de correspondência múltipla, software SPAD, que permitiu através dos agrupamentos ao longo da curva, verificar a posição das Universidades em relação uso do marketing para o relacionamento com a comunidade e alunos. Verificou-se neste estudo que há um desvio de conduta destas universidades, considerando que pela sua denominação “Comunitária” as ações de marketing e o relacionamento com a comunidade deveriam estar mais claramente para os gestores e serem práticas de conhecimento de todos os integrantes dessas instituições. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title Miopia da Universidades Comunitárias do Sistema Ensino Superior de Santa Catarina pt_BR
dc.type Article pt_BR


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