UM ESTUDO PRELIMINAR DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS CATARINENSES
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dc.contributor.author |
LOCH, MURIALDO |
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dc.contributor.author |
MARINO, ALEXANDRE |
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dc.contributor.author |
DALMAU, MARCOS |
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dc.contributor.author |
MELO, PEDRO A. DE |
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dc.date.accessioned |
2012-11-08T18:51:34Z |
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dc.date.available |
2012-11-08T18:51:34Z |
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dc.date.issued |
2005-12-10 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97194 |
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dc.description.abstract |
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se apresenta como a melhor alternativa para a sobrevivência no mundo empresarial. Para assegurar a inovação constante de processos e produtos, as organizações se convencem que investir na educação de seu ativo mais valioso – o capital humano, é fundamental. Neste contexto, há uma nova forma de educação se propagando pelo meio empresarial, as Universidades Corporativas (UC’s). Estas Instituições oferecem novas competências e habilidades para todos os níveis da organização. Assim, visando verificar a realidade das universidades Corporativas Catarinenses, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de abordagens exploratória e descritiva. Para tanto, foram analisadas características de cinco UC’s de companhias catarinenses: Sadia SA (com sede em São Paulo), Fundição Tupy (com sede em Joinville), Datasul (com sede em Joinville), Softway (sede em Florianópolis) e a Tigre (com sede em Joinville). Os resultados da pesquisa indicam que a sobrevivência e a integração do indivíduo no mercado de trabalho estão ligadas a uma série de fatores que vão desde suas capacidades, habilidades e competências até a sua conscientização de que hoje a aprendizagem é contínua. Além disso, constatou-se que a adoção das práticas de Universidades Corporativas deve ser cuidadosa, assim como todo o processo que decorre da sua implantação, pois manter seu conceito demanda montar uma estrutura que ofereça mecanismos de manutenção e fomento de novas competências a todos os seus stakeholders, assim como parcerias com outras instituições de ensino, meio de educação flexível, continuado e alinhado com as estratégias adotadas pela empresa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.title |
UM ESTUDO PRELIMINAR DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS CATARINENSES |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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