Disciplinas de custos: uma análise nos cursos de Ciências Contábeis das IES do sistema ACAFE

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Disciplinas de custos: uma análise nos cursos de Ciências Contábeis das IES do sistema ACAFE

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dc.contributor.author Gallon, Alessandra Vasconcelos
dc.contributor.author Oro, Ieda Margarete
dc.contributor.author Eidt, Jorge
dc.contributor.author Domingues, Maria José C. de S.
dc.date.accessioned 2012-11-07T19:27:08Z
dc.date.available 2012-11-07T19:27:08Z
dc.date.issued 2005-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97153
dc.description.abstract A informação de custos, diante de um mercado de competitividade crescente, apresenta-se como uma base importante ao processo decisório, além de implicar novos paradigmas na gestão dos negócios. Desta forma, torna-se relevante o oferecimento de disciplinas de custos no Curso de Ciências Contábeis onde a contabilidade de custos e seu processo de ensino devem direcionar o aluno, a partir do estudo acadêmico, ao processo externo, ou seja, ao mercado tomador do profissional provido de conhecimento contábil.Considerando a relevância das disciplinas de custos no Curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES), este artigo tem como objetivo verificar as congruências e divergências destas disciplinas ofertadas nos Cursos de Ciências Contábeis das universidades ligadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). A metodologia da pesquisa consubstancia-se de um estudo exploratório, realizado por meio de levantamento, com abordagem predominantemente qualitativa. Utilizou-se para análise o conteúdo de ementa, a carga horária e a disposição das disciplinas de custos na grade curricular nestas instituições. A técnica estatística empregada foi análise de clusters. Diante deste estudo que teve como objetivo a verificação das congruências e divergências das disciplinas de custos ofertadas nos Cursos de Ciências Contábeis das instituições ligadas à ACAFE, conclui-se que estas instituições estabelecem um agrupamento predominante, mesmo que na análise isolada de algumas variáveis isto não ocorra. Os resultados da pesquisa evidenciam que na variável ementa, o cluster mais representativo apontou 9 instituições, representando o maior grupo com 56,25% do total de instituições pesquisadas. Na variável fase, 10 instituições apresentaram congruência, pois oferecem as disciplinas de custos em períodos semelhantes. Na variável carga horária, 10 instituições apresentam similaridade no oferecimento das disciplinas de custos e análise de custos com 120 h/a. Conclui-se que, num contexto geral, há um acentuado nível de congruência nas disciplinas de custos entre as universidades analisadas, apesar de divergências encontradas na análise isolada de algumas variáveis. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title Disciplinas de custos: uma análise nos cursos de Ciências Contábeis das IES do sistema ACAFE pt_BR
dc.type Article pt_BR


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