A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO
Show full item record
Title:
|
A LIBERDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO |
Author:
|
Cristofolini, Arlei; Reinert, José Nilson
|
Abstract:
|
Este trabalho tem por objetivo verificar o grau de liberdade na formação acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e a coleta de dados será por meio de identificação do número de disciplinas optativas que cada curso oferece na UFSC. Será analisada a estrutura curricular de cada curso de graduação da UFSC verificando qual a quantidade de horas/aulas de disciplinas optativas que o estudante poderá realizar. Para tanto, será utilizado o sítio eletrônico da UFSC. Estas quantidades serão ordenadas por curso e será verificado onde o grau de liberdade é maior, intermediário e menor. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva. Foi feito um primeiro levantamento e descobriu-se que as disciplinas optativas, caracterizadas aqui de “liberdade condicionada” e “liberdade plena”, estão ainda muito aquém do limite de 20% da carga horária mínima do curso fixada pelo Conselho Nacional de Educação - CNE que permite a livre escolha ao estudante. A Universidade realmente restringe, impondo o limite de 20% de liberdade de escolha, mas, mesmo assim, a maioria dos cursos não o utiliza. A proposta da LDB de maior liberdade de escolha, permitindo um melhor aproveitamento dos inúmeros espaços acadêmicos ociosos que a universidade tem geralmente em grande quantidade, onde o estudante poderia participar de programas que interessasse para seus estudos e projetos. Nesse sentido, uma maior liberdade de escolha poderia gerar muitos resultados positivos, tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo, porque abrangeria mais estudantes com os mesmos recursos, já instalados e disponíveis. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97145
|
Date:
|
2005-12-10 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar