A Percepção Dos Professores Para O Ensino a Distancia Em Uma Capacitação Realizada Em Um Ambiente Virtual De Aprendizagem.

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A Percepção Dos Professores Para O Ensino a Distancia Em Uma Capacitação Realizada Em Um Ambiente Virtual De Aprendizagem.

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Título: A Percepção Dos Professores Para O Ensino a Distancia Em Uma Capacitação Realizada Em Um Ambiente Virtual De Aprendizagem.
Autor: Dalfovo, Michael Samir; Fischer, Janine Kurosky; Schroeder, Jerusa Bettina; Dalfovo, Oscar; Gramkow, Fabiana; Domingues, Maria José Carvalho de Souza; Caetano, Marta Helena
Resumo: Devido ao rápido desenvolvimento tecnológico e as decorrentes demandas do mercado de trabalho, tem se observado uma oferta cada vez maior de cursos a distância, utilizando a Internet como a principal mídia de interação, comunicação. Verifica-se também que, embora os conceitos sobre “estudar a distância” estejam mudando, para muitos ficam dúvidas sobre a real eficácia do aprendizado através dessa modalidade de ensino, a aula sem paredes. Este estudo apresenta a percepção do corpo docente em seus mais variados segmentos de ensino e pesquisa, sobre a Educação a Distancia (EAD) em uma capacitação realizada por meio de um ambiente virtual de aprendizagem em uma instituição de ensino superior (IES). Foram registrados a quantidade de acessos e registros que foram categorizados e analisados como resultado da pesquisa com os vinte e seis professores que participaram do curso oferecido com uma carga horária de dez horas, sendo 8 horas em modalidade presencial e 2 horas em modalidade semi-presencial respeitando a regulamentação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizado foi o Moodle na qual dispõe de vários recursos para interação entre os usuários envolvidos no processo de ensino-apredizagem a fim de que se faça presente a cooperação e colaboração na gestão do conhecimento. Este estudo pode vir a contribuir para que se tenham algumas preocupações na implantação de cursos em modalidade semi-presencial. Esta monitoria pode ser considerada para atendimento e prévio contato do professo com as tecnologias da informação e comunicação (TIC`s), Os agentes envolvidos no processo de ensino aprendizagem, necessitam de recursos que utilizem a interação professor-professor, professor-aluno, aluno-aluno. A comunidade de prática envolvida neste processo desencadeou o curso de capacitação docente para o ensino em modalidade semi-presencial por meio do ambiente virtual de aprendizagem, visando uma qualificação dos professores para um melhor processo de ensino aprendizagem.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97111
Data: 2005-12-10


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