POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE

DSpace Repository

A- A A+

POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE

Show simple item record

dc.contributor.author CUNHA, MARIA ISABEL DA
dc.contributor.author FOSTER, MARI MARGARETE DOS SANTOS
dc.contributor.author AZEVEDO, MARIA ANTONIA RAMOS DE
dc.contributor.author CITOLIN, CRISTINA BOHN
dc.contributor.author FELDEN, ELIANE DE LOURDES
dc.contributor.author NICOLODI, SUZANA CINI FREITAS
dc.date.accessioned 2012-11-05T20:43:19Z
dc.date.available 2012-11-05T20:43:19Z
dc.date.issued 2010-12-08
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97025
dc.description.abstract Este texto pretende analisar as concepções de ensino, aprendizagem, docência e pesquisa no contexto profissional de docentes, com vistas a problematizar as relações entre pesquisa e ensino. Envolve dados oriundos de questionários e entrevistas com professores–pesquisadores de diferentes universidades, reconhecidos por elevada produção científico-tecnológica. Como conclusões preliminares, pontua que: a) a docência exerce papel importante na profissionalidade dos sujeitos, mas difícil de ser desenvolvida porque cercada de tensionamentos e complexidades; b) há dificuldade de maior envolvimento com a docência na graduação, se comparada ao ato de fazer pesquisa, haja vista o status que esta ocupa no contexto da universidade e das regulações governamentais; c) a diferente natureza das áreas de conhecimento ouvidas projeta divergências desafiadoras, mas a central reside na concepção de aprendizagem como construção de conhecimento; c) as políticas internas institucionais precisam ser consolidadas na definição do que efetivamente interessa à Universidade, revertendo a seu favor ações coletivas solidárias e cooperativas como forma de resistência às pressões externas; c) a pesquisa e o ensino devem caminhar junto a esse projeto, na busca de um trabalho de qualidade, que repercuta no entorno social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title POLÍTICAS EDUCATIVAS EXTERNAS/INTERNAS: IMPACTOS NAS CONCEPÇÕES/AÇÕES DE PROFESSORES/PESQUISADORES COM VISTAS A UM ENSINO DE QUALIDADE pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
POLÍTICAS EDUCA ... IMPACTOS NAS CONCEPÇÕE.pdf 118.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar