CONTRIBUIÇÃO À COMPREENSÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: UM ENSAIO TEÓRICO

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CONTRIBUIÇÃO À COMPREENSÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: UM ENSAIO TEÓRICO

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Title: CONTRIBUIÇÃO À COMPREENSÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: UM ENSAIO TEÓRICO
Author: FREITAS, ÁUREA MARIA RESENDE DE; RIOS, HELOIZA CHAVES; SILVA, EDSON ARLINDO; FARONI, WALMER
Abstract: O presente trabalho é um ensaio teórico que propõe trazer contribuição para a identificação de evidências que podem ser utilizadas para orientar a gestão de políticas de desenvolvimento de pessoas nas Instituições Federais de Ensino – IFES, de acordo com os elementos estruturais dos processos de formulação e implementação de políticas, como: liderança executiva, estratégia, ajustamento mutuo, estrutura formal de coordenação, processos e pessoas. A análise foi efetuada sob a ótica da Teoria da Fragmentação tem o objetivo de identificar nos elementos estruturais evidências que podem ser utilizados para orientar a gestão de políticas de desenvolvimento de pessoas evitando a disfunção e a fragmentação das políticas com a adoção de abordagens integrativa e convergente tornando-as mais eficientes, eficazes e efetivas. A efetividade do desempenho das políticas de desenvolvimento de pessoas no âmbito das IFES, além de estar vinculado a fatores externos depende de questões internas que exercem influência no resultado, pois, cada ator social envolvido no processo de implementação e execução das políticas de desenvolvimento tem características próprias que podem facilitar ou dificultar o resultado.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97016
Date: 2010-12-08


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