A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO SISTEMA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – um estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - 2004 - 2008
Show full item record
Title:
|
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO SISTEMA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – um estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - 2004 - 2008 |
Author:
|
Emerich, Daisy Ribas; Bittar, Mariluce
|
Abstract:
|
Esta Dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente, do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES/UCDB). O objeto da pesquisa é analisar, segundo a percepção dos professores as mudanças ocorridas na UEMS, unidade de Dourados-MS, após a implantação do sistema de cotas, no período de 2004 a 2008. Os objetivos específicos são: a) identificar a percepção dos professores sobre as políticas de ação afirmativa e o sistema de cotas; b) verificar, na percepção dos professores, em quais aspectos a política de acesso dos negros cotistas provocou mudanças institucionais na UEMS; c) investigar quais critérios foram utilizados para deferimento e/ou indeferimento da inscrição do vestibulando que opta pelo sistema de cotas; d) investigar, na percepção dos professores, como foram mediadas as possíveis dificuldades vivenciadas pelos alunos concernentes à aprendizagem e conflitos relacionados ao racismo, ao preconceito e discriminação entre os cotistas e os não-cotistas. Como metodologia fez se uso da pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica do tema e, na pesquisa de campo optou-se pelo uso da entrevista semi-estruturada aplicada aos professores do curso de Pedagogia da Unidade de Dourados – MS. A delimitação do período da pesquisa, de 2004 a 2008, justifica-se pelo fato de que a análise de cinco anos de implantação do sistema de cotas propiciará a compreensão do fluxo de entrada e de saída de alunos que ingressaram na UEMS por meio desse sistema. O fato de que os professores entrevistados acompanharam o transcorrer da vida acadêmica desses alunos, pode nos auxiliar nas questões norteadoras da pesquisa. A escolha do curso de Pedagogia deve-se aos fatores: a) ainda não ter sido abarcado por estudos anteriores do GEPPES; b) pelas características específicas de formação de docentes; c) por atrair jovens já incluídos no mundo do trabalho e por ser uma das poucas opções de acesso à universidade. A pesquisa encontra-se na fase de análise dos dados coletados, ou seja, a transcrição já sendo possível apresentar resultados preliminares da produção cientifica. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97013
|
Date:
|
2010-12-08 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar