A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR

Mostrar registro simples

dc.contributor.author SCHARF, EDSON ROBERTO
dc.contributor.author SIERRA, EDUARDO JOSÉ FLORIANO
dc.date.accessioned 2012-11-05T19:49:02Z
dc.date.available 2012-11-05T19:49:02Z
dc.date.issued 2005-12-10
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97010
dc.description.abstract Atualmente, o respeito pela natureza é mais uma atenção às normas explicitadas pela propaganda e pelo senso-comum do que exatamente por aquilo que deveria ser feito para auxiliar a continuidade do planeta. As pessoas, em geral, sabem que devem usar produtos que minimizam o impacto negativo na natureza, que devem reciclar o lixo e reutilizar o papel da impressora. Porém, grande parte destas mesmas pessoas não leva em consideração pequenos detalhes, achando que somente quem entra para o Greenpeace ou WWF é que estará ajudando, sem se aperceber de que as pequenas mudanças do dia-a-dia são as mais importantes, porque se repetem milhares de vezes. Importante salientar que os problemas ambientais estão entre os vários que o homem criou, como conseqüência da sua procura incessante pela evolução. Este trabalho pretende demonstrar de que é possível as pessoas serem mais conscientes com relação a conservação da natureza, mas é provável que os resultados sejam melhores quanto mais cedo se tiver contato com o assunto de forma adequada e se aprender a respeitar a natureza de maneira correta e sem xenofobias. A integração do sistema educacional, ligando a escola primária e secundária com a universidade, através de um único pensamento sistêmico com relação à educação ambiental é o fator primordial para um planeta com um futuro. O estudo toma por base uma instituição de ensino em Blumenau, o Colégio Shalom, única empresa da região do Vale do Itajaí a ganhar duas vezes a medalha de ouro em premiação ecológica. Das 320 famílias questionadas, que representam a totalidade dos pais de alunos matriculados, 61% responderam. Através da pesquisa é possível perceber que a maioria tem consciência dos danos que o consumo não consciente traz, mas muitos crêem mais na força da propaganda do que na argumentação dos seus filhos. Novamente, percebe-se que a integração escola-universidade deve ocorrer, em conjunto com a gestão do conhecimento para criação de valor para o tema. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA COM A UNIVERSIDADE PARA UM FUTURO MELHOR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
EDSON ROBERTO SCHARF.pdf 264.8Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar