Gestão Financeira Em Instituições Universitárias Confessionais

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Gestão Financeira Em Instituições Universitárias Confessionais

Mostrar registro completo

Título: Gestão Financeira Em Instituições Universitárias Confessionais
Autor: Tavares, Sérgio Marcus Nogueira
Resumo: O Brasil vive um momento de expansão do ensino superior, com um crescimento registrado nos últimos anos sobretudo no sistema particular de ensino. As instituições educacionais confessionais, com atuação histórica no país, acompanharam este processo e evoluíram no ensino superior, muitas já com o título universitário há décadas, outras com atuação no ensino superior mais recente e em processo de desenvolvimento e consolidação. Nestas instituições, por sua natureza jurídica, seu arcabouço filosófico, sua postura ética, seu compromisso comunitário acentuado, independentemente da confissão religiosa que a abriga, a função financeira adquire características próprias diante de suas especificidades organizacionais e seus objetivos abrangentes. O presente ensaio tem o objetivo de discernir a conjuntura educacional brasileira e os desafios de gestão financeira dessas instituições, para sua sobrevivência e sustentabilidade a médio e longo prazo. Alguns temas inevitáveis surgem na agenda dos profissionais que atuam na área financeira dessas organizações, tais como: o rigor na gestão do desempenho operacional, a adoção do princípio da negociação, a política de investimentos, a profissionalização da área financeira, a competência política e utopia na gestão, a busca de outras receitas (além das relacionadas ao ensino), a captação de recursos e a gestão da filantropia nas instituições educacionais. O texto é um ponto de partida para a identificação das prioridades da gestão financeira em instituições universitárias confessionais.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96988
Data: 2005-12-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
SERGIO MARCUS NOGUEIRA TAVARES.pdf 246.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar