ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE

DSpace Repository

A- A A+

ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE

Show full item record

Title: ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE
Author: HAWERROTH, JOLMAR LUIS; HÉKIS, HÉLIO ROBERTO; QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS; QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de avaliação de desempenho docente, a partir das estratégias acadêmicas constantes nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação de uma Faculdade privada no Estado de Santa Catarina. Neste contexto, procura-se evidenciar a importância de novos instrumentos de gestão para o sucesso das instituições de ensino superior, principalmente para um eficaz gerenciamento do corpo docente a partir das estratégias delineadas para consecução dos objetivos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa são do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. O método utilizado é o histórico interpretativo e o modo de investigação o estudo de caso. O modelo proposto de avaliação com base no desempenho docente nas estratégias acadêmicas foi validado no Curso de Administração com ênfases em Administração Geral, Gestão de Sistemas de Informação, Comércio Exterior e Marketing da IES objeto do Estudo, sendo importante frisar, que permite analisar com detalhes a atuação de cada professor no alcance dos objetivos traçados pela Instituição, isto dentro dos parâmetros de gestão estabelecidos pelos administradores acadêmicos. Assim o modelo, evidencia tanto os pontos vulneráveis que merecem maior atenção dos gestores acadêmicos, quanto àqueles que estão no caminho certo e precisam tão somente ser mantidos e aperfeiçoados. Portanto, o modelo proposto configura-se como uma nova e importante ferramenta de gestão para instituições de ensino superior - IES, pois permite ao administrador maximizar a eficácia dos resultados das organizações neste nível de ensino. Portanto, entende-se que o modelo proposto constitui um importante instrumento de apoio à decisão para os gestores acadêmicos, pois proporciona informações diferenciadas ou mesmo realizar correlações antes improváveis. Desta forma, o referido modelo permite aos administradores acadêmicos maior embasamento para interferir efetivamente na realidade organizacional encontrada.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96957
Date: 2010-12-08


Files in this item

Files Size Format View
ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS COMO ALTERNATIVAS DE.pdf 313.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar