EVASÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO CURRICULAR COMO ELEMENTO MOTIVADOR NO ENSINO PARA OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO – ESTUDO DE CASO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

EVASÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO CURRICULAR COMO ELEMENTO MOTIVADOR NO ENSINO PARA OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO – ESTUDO DE CASO

Mostrar registro completo

Título: EVASÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO CURRICULAR COMO ELEMENTO MOTIVADOR NO ENSINO PARA OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO – ESTUDO DE CASO
Autor: REINERT, JOSÉ NILSON; GONÇALVES, WILSON JOSÉ
Resumo: A evasão escolar consiste em um fenômeno, relativamente conhecido e com grau de preocupação educacional e social. Em se tratando de ensino público, esta questão se apresenta com maior ênfase em especial ao se verificar evasão no último semestre de um determinado curso aqui analisado. Neste sentido, a pesquisa se voltou para o estudo de caso, no qual se verificou a evasão de alunos do último semestre do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo da pesquisa se volta na busca e identificação da(s) causa(s) da evasão. Os procedimentos metodológicos adotados, por se tratar de um estudo de caso, centralizaram-se no suporte teórico, doutrinário, documental e bibliográfico, além da entrevista do universo dos alunos que se enquadraram neste perfil, no primeiro bimestre do último semestre. A entrevista aplicada deve o foco principal na investigação das causas da evasão ou nos fatores determinantes para a tomada de decisão no momento da conclusão do curso. Nos principais resultados da pesquisa, que avança além das causas tradicionais de evasão, pode-se perceber que um dos motivos determinantes foi à ausência de percepção curricular como elemento motivador da permanência no curso. Também foi observado como a dificuldade existente na falta de percepção de articulação entre os conteúdos recebidos ao longo dos anos e sua colocação em prática no trabalho de conclusão, o que leva à insegurança e sensação de despreparo para o mercado de trabalho. Com isto, a pesquisa quer recuperar a discussão da evasão e o refletir sobre questões de percepção do currículo pelo aluno, ao longo do curso, e a necessidade de se demonstrar a articulação entre os conteúdos como unidade geradora de segurança e preparação para o mercado de trabalho.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96926
Data: 2010-12-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
EVASÃO ESCOLAR ... MO ELEMENTO MOTIVADOR .pdf 102.7Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar