MODELAGEM DE PROCESSO DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DSpace Repository

A- A A+

MODELAGEM DE PROCESSO DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Show full item record

Title: MODELAGEM DE PROCESSO DA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Author: BIANCHI, ISAIAS SCALABRIN; MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO; JACOBSEN, ALESSANDRA DE LINHARES; COELHO, TAINÁ TEREZINHA; HARGER, CARLOS AUGUSTO; MICHELAN, LUCIANO SÉRGIO
Abstract: A Educação a Distância (EaD) caracteriza-se como um sistema tecnológico de comunicação bidirecional que substitui o contato físico professor-estudante como meio preferencial de ensino, sendo ainda uma modalidade de educação aonde se permite criar uma ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos, possibilitando a aprendizagem independente e flexível dos estudantes. A partir desta definição percebe-se que um dos principais pilares da EAD está pautado nos recursos didáticos que apóiam a intermediação do ensino e aprendizagem entre professor e estudante, e a partir do uso correto desses recursos, tutores e docentes promovem uma educação de qualidade. A utilização de uma representação gráfica (fluxograma, BPMN - Business Process Modeling Notation) possibilita transmitir de forma fácil e rápida regras e passos no qual se constrói um processo. Com base no exposto, o presente estudo tem por objetivo caracterizar o Processo de Produção de Material Didático (PPMD) do curso de Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentando as principais etapas e definindo o papel dos principais agentes envolvidos, e a partir dessas informações, propor melhorias nesse processo. Como proposta metodológica utiliza-se um estudo de caso aplicado e descritivo e método qualitativo a partir de dados primários e secundários. A procedência dos dados primários é de observação direta e sistemática e os secundários dos guias e manuais disponíveis no curso. Para análise do caso foi contextualizado o curso de Administração a Distância da UFSC do programa Universidade Aberta do Brasil. As considerações finais tomam por base o planejamento constante das etapas do PPMD, de modo a conhecer e detalhar os principais fluxos de informação inseridos no processo. É recomendado o uso da modelagem BPMN para a melhor representação gráfica do processo, criando-se um modelo entendível para todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento, implementação e controle da produção de material didático.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96913
Date: 2010-12-08


Files in this item

Files Size Format View
MODELAGEM DE PR ... ATERIAL DIDÁTICO ESTUD.pdf 342.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar