SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR : UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PAISES DO MERCOSUL

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR : UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PAISES DO MERCOSUL

Mostrar registro completo

Título: SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR : UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PAISES DO MERCOSUL
Autor: Cericato, Domingo; Melo, Pedro Antonio de Melo; Costa, Alexandre Marino
Resumo: O presente artigo identifica e analisa os Sistemas de Avaliação do ensino superior adotadas pelos paises pertencentes ao Mercado Comum do Sul – MERCOSUL. Verifica as principais convergências e divergências apresentadas e analisa, de maneira comparativa, as práticas de avaliação utilizadas pelos países. Para tanto, parte-se de uma contextualização do ensino superior, frente às mudanças impostas pelo processo de globalização e de internacionalização dos mercados. São abordados aspectos da formação e desenvolvimento do Mercosul além de se descrever e analisar os Sistemas de Avaliação adotados.. Conclue-se que apesar dos avanços ocorridos, principalmente a partir da década de 90, ainda há mais divergências do que convergências e que o desafio que se impõe aos países do MERCOSUL, na busca por um Sistema de Avaliação coerente com a realidade local e que permita a validação profissional e acadêmica. Para a sociedade do conhecimento, o desafio é o de assegurar um ensino superior de qualidade que possa contribuir para a construção de sociedades nacionais mais justas, mais humanas e mais solidárias.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96902
Data: 2005-12-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
DOMINGO CERICATO.pdf 277.1Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar