A INTERAÇÃO TUTOR A DISTÂNCIA E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM
Show full item record
Title:
|
A INTERAÇÃO TUTOR A DISTÂNCIA E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM |
Author:
|
BATTISTI, PATRICIA; CARDOSO, JORDANA MARIA RAMOS; MOREIRA, BRUNO CÉSAR DE M.; KLAES, LUIS SALGADO; DALMAU, MARCOS BAPTISTA LOPEZ; SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS S.
|
Abstract:
|
A educação a distância (EaD) é uma modalidade que busca conciliar o uso das tecnologias ao processo educacional, com o intuito de ampliar a possibilidade de educação. O aluno que estuda nestaa modalidade necessita de atenção e apoio para levar adiante os seus estudos, pois, constantemente, estão acometidos pela sensação de “solidão”, gerando desmotivação e, consequentemente, evasão. Neste contexto, é fundamental a interação do tutor a distância para efetivação do processo ensino-aprendizagem e êxito do estudante, evitando a desistência e o desencanto pelo saber. Baseado nisso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação do tutor a distância enquanto agente motivador, tendo como base as ferramentas síncronas e assíncronas utilizadas no curso de Graduação em Administração na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa descritiva, a partir de fontes bibliográficas existentes sobre o tema e também por meio de dados secundários extraídos de estudos já desenvolvidos. Pôde-se observar que o tutor a distância é figura destaque no bom andamento das atividades em EaD, assumindo a missão de articulação de todo o sistema de ensino-aprendizagem, exercendo funções de caráter pedagógico, social, administrativo e de aspectos motivacionais. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96868
|
Date:
|
2010-12-08 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar