A ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA NO PROGRAMA ALUNO INTEGRADO: UM PROJETO DE EXTENSÃO

DSpace Repository

A- A A+

A ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA NO PROGRAMA ALUNO INTEGRADO: UM PROJETO DE EXTENSÃO

Show simple item record

dc.contributor.author NAKAYAMA, MARINA KEIKO
dc.contributor.author SILVEIRA, RICARDO AZABUJA
dc.contributor.author SPANHOL, FERNANDO JOSE
dc.contributor.author PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
dc.contributor.author RISSI, MAURICIO
dc.contributor.author PACHECO, ANDERSON SASAKI VASQUES
dc.date.accessioned 2012-11-01T17:15:40Z
dc.date.available 2012-11-01T17:15:40Z
dc.date.issued 2010-12-08
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96862
dc.description.abstract O Projeto Aluno Integrado no ano de 2010 conta com a participação de setenta mil alunos de estudantes de escola públicas em todo Brasil. Para o gerenciamento do curso, foram designadas três universidade: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).Esta pesquisa objetiva descrever a participação da UFSC neste projeto, a qual possui 15 mil alunos situados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grossso do Sul. Quanto aos procedimentos metodológicos classifica-se como: descritiva, qualitativa, estudo de caso e documental. O objetivo do Proinfo Integrado é promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação nas redes públicas de educação básica. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. A UFSC atua no gerenciamento de uma equipe em torno de 250 pessoas, dividindo seu gerenciamento em tutoria e técnica. Para essa gestão, foram feitos ambiente gerenciais, e-mails institucionais, entre outras ferramentas. A equipe é formada por três professores coordenadores, duas supervisores (técnica e tutoria), equipe técnica e dez orientadores de tutoria. Além disso, tem-se 206 tutores, selecionados pela UFSC, secretarias municipais e estaduais. Cada tutor é responsável por em torno de 80 aluno. Neste contexto, cada orientador de tutoria é responsável por vinte tutores. O papel do supervisor é auxiliar nas questões pedagógicas e de gestão, por meio do contato entre os tutores e a supervisão/coordenação. Ou seja, ele é o elo de comunicação que os tutores tem com toda a gestão do curso. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title A ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA NO PROGRAMA ALUNO INTEGRADO: UM PROJETO DE EXTENSÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
A ATUAÇÃO DA UN ... ANTA CATARINA NO PROGR.pdf 134.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar